https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/issue/feedCadernos da Escola de Comunicação2023-09-22T20:49:30+00:00COPEXextensao@unibrasil.com.brOpen Journal Systems<p>Iniciada em 2003, a revista Cadernos da Escola de Comunicação do UniBrasil tem publicação atual e busca contribuir à pesquisa científica nas áreas de Comunicação, Design, Arquitetura e Letras. Aceita submissões de mestres e doutores na produção de artigos, revistas e resenhas de livros publicados na área.</p> <p>Tem como público alvo pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes nas diversas áreas da Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema), da Arquitetura e dos estudos em Literatura. </p> <p class="x_gmail-m_-4116745612739517868gmail-x_m_6289466408716021599x_MsoNormal">A análise dos artigos recebidos pela Revista <span class="x_gmail-il">Cadernos</span> da Escola da Comunicação tem como base o sistema <em>double blind review</em>. Os artigos recebidos são inicialmente apreciados pelos editores e, ao estar de acordo com o escopo da Revista, com as normas para publicação e considerados como potencialmente publicáveis, são encaminhados, anonimamente, para os membros do corpo científico escolhidos pelos editores. Após a análise do artigo, os autores são notificados sobre a decisão do corpo científico.</p>https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/5917A vitória do “escolhido de Deus”2023-03-31T16:47:40+00:00Aline Vazalinevaz900@gmail.comMarcela Barba Santosbarba.mbs@gmail.com<p>Desde a última redemocratização, nos anos 1980, o movimento religioso evangélico segue com elevado crescimento no Brasil. Suas ações, além das tradicionais práticas religiosas, expandem-se à área política, principalmente, em duas frentes: ativa presença de lideranças religiosas no Congresso Nacional e a oportunidade de influenciar os votos de seus adeptos. O estudo objetiva refletir sobre a relação entre democracia e a afirmação de que Jair Bolsonaro seria o “escolhido de Deus” para a vitória da eleição presidencial em 2018. Analisamos dois vídeos nos quais Bolsonaro, recém eleito, se apresenta em cultos evangélicos agradecendo a vitória e reafirmando a influência divina neste resultado. Ressaltamos que a frase “escolhido por Deus” remete à crença de direito divino dos reis do Antigo Regime, um contraste aos conceitos atuais de democracia. A pesquisa indica a ocorrência de um sincretismo entre democracia e direito divino, paralelo ao sincretismo religioso que ocorre na corrente cristã neopentecostal.</p>2023-03-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos da Escola de Comunicaçãohttps://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/5363Trajetórias profissionais de jornalistas fora do jornalismo no Brasil (2012-2017)2023-03-31T16:53:33+00:00Felipe Simão Pontesfspontes@uepg.brLucas Santos Carmo Cabrallcabral.98@gmail.com<p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;">Com base em duas pesquisas de </span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><em>online survey</em></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"> realizadas em 2012 e 2017, </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">foi realizado</span></span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"> um estudo longitudinal quantitativo sobre as trajetórias de jornalistas, com ênfase </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">n</span></span></span></span><span style="font-family: Times new roman, serif;"><span style="font-size: small;">as características daqueles que desistiram da profissão. O estudo está circunscrito a um período de crises da profissão do jornalismo e do Brasil que afetou e afeta, direta e indiretamente os jornalistas. Ao se observar as respostas de 1233 jornalistas, identifica-se que 22% estavam fora da categoria em 2012. Esse número subiu para 38% em 2017. O artigo identifica alguns dos motivos que levam os jornalistas a saírem ou serem expulsos da profissão, considerando para isso dados sociodemográficos e sobre o trabalho nos dois períodos estudados.</span></span></p>2023-03-31T16:53:33+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos da Escola de Comunicaçãohttps://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/6910Por uma Comunicação para o Desenvolvimento Sustentável2023-09-22T20:48:22+00:00Marco Aurélio Marão Viana Pereira Filhomarcomarao@gmail.com<p>Esse artigo tem por objetivo propor uma abordagem de Comunicação para o Desenvolvimento Sustentável baseada na perspectiva de Comunicação para o Desenvolvimento de Thomas Tufte (2017) e na abordagem de Desenvolvimento Sustentável de Enrique Leff (2009). O diálogo entre esses dois fundamentos teóricos toma por base os conceitos de ecologia de saberes (SANTOS; MENESES, 2009) e de racionalidade ambiental (LEFF, 2018). O primeiro diz respeito a um diálogo entre saberes que leva em conta tanto a produção moderna de conhecimento quanto os saberes invisibilizados pela orientação eurocêntrica da ciência moderna; o segundo refere-se – no âmbito de uma nova construção ontológica – à constituição de uma nova unidade complexa de conhecimento que ultrapassa a lógica de legitimação e inteligibilidade da própria ciência ocidental moderna. Desse modo, o papel da Comunicação é o de estabelecer um diálogo entre esses diferentes conhecimentos, uma vez que, no contexto da globalização, as especializações disciplinares estão indo em direção à transdisciplinaridade. Nesse sentido, o papel do campo acadêmico da Comunicação é o de facilitar ou mesmo viabilizar esse diálogo entre diferentes conhecimentos disciplinares.</p>2023-09-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos da Escola de Comunicaçãohttps://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/6920Assistente ChatGPT no jornalismo2023-09-22T20:49:30+00:00Assistente ChatGPTfalecomjeanmonteiro@gmail.comJean Carlos da Silva Monteirofalecomjeanmonteiro@gmail.com<p>O presente estudo apresenta um artigo produzido pelo Assistente ChatGPT, do laboratório de pesquisa de inteligência artificial estadunidense OpenAI. Para tanto, questionou-se: “é possível produzir um artigo por meio do Assistente ChatGPT?”. Para chegar à resposta deste questionamento, um autor humano gerou, em 30 minutos, a partir de comandos de busca no referido chatbot, uma pesquisa sobre as implicações éticas e impactos do ChatGPT na indústria jornalística. Destaca-se que apenas este resumo e os comandos de busca foram escritos por uma pessoa. As referências também sofreram algumas modificações, dado que o Assistente fornece o referenciamento no modelo American Psychological Association (APA) e os estudos brasileiros, em sua maioria, seguem a normalização segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O restante do texto foi gerado pelo chatbot e inserido, ipsis litteris, neste documento, sem edição humana. Elogios e críticas acerca da forma como o ChatGPT organizou as ideias e argumentos sobre o tema proposto ficam a critério de que lê. Aos leitores deste artigo, significativas leituras.</p>2023-06-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos da Escola de Comunicação