O contraditório prévio ao juízo de admissibilidade da acusação

  • Camilin Marcie de Poli
Palavras-chave: processo penal, contraditório, ampla defesa, devido processo legal (due process of law), juízo de admissibilidade da acusação

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo tratar da necessidade de contraditório prévio ao juízo de admissibilidade da acusação, ou seja, a oportunidade de o denunciado apresentar defesa prévia anteriormente ao ato de recebimento da denúncia. Vive-se em um momento oportuno para a discussão, visto que as alterações no Código de Processo Penal (Lei nº11.719/2008) não vieram a sanar a inconstitucionalidade do ato, ao impossibilitar o contraditório prévio ao denunciado. O princípio do contraditório, como garantia constitucional, deve sempre ser respeitado, tanto na fase pré-processual, como na processual, isto é, deve haver a tutela efetiva dos direitos fundamentais dos indivíduos, o que é inerente a um Estado Democrático de Direito, em face do poder estatal.
Publicado
2017-04-28
Como Citar
POLI, C. M. DE. O contraditório prévio ao juízo de admissibilidade da acusação. Cadernos da Escola de Direito, v. 1, n. 12, 28 abr. 2017.
Seção
Artigos do Corpo Discente