Meio ambiente e solução de conflitos internacionais no âmbito da organização das nações unidas

  • Maria Alice Dias Rolim Visentin
Palavras-chave: Conflitos Internacionais, Solução Pacífica de Controvérsias, Meio Ambiente, Organização das Nações Unidas

Resumo

A expansão dos grupamentos humanos e a disputa pela sobrevivência e conquista de espaço são identificadas como a origem dos conflitos entre os povos que, com o surgimento dos Estados, culminaram na ocorrência das guerras mundiais e na necessidade de estabelecer princípios e normas para a manutenção da paz e segurança na ordem internacional. Nesse contexto, surgiu a Organização das Nações Unidas – ONU com a proposta de defender os direitos humanos e abolir o uso da força. O texto adota o direito humano à integridade do meio ambiente como referência para a abordagem do papel da ONU na solução pacífica de controvérsias e analisa os poderes e funções de instituições e órgãos integrantes de sua estrutura no desempenho de tal incumbência.
Publicado
2017-06-20
Como Citar
VISENTIN, M. A. D. R. Meio ambiente e solução de conflitos internacionais no âmbito da organização das nações unidas. Cadernos da Escola de Direito, v. 1, n. 14, 20 jun. 2017.
Seção
Dossiê: Direitos Humanos e Direito Internacional