https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/issue/feed Cadernos da Escola de Educação e Humanidades 2018-08-10T10:35:49+00:00 Copex UniBrasil [email protected] Open Journal Systems <p><strong>REVISTA DESCONTINUADA</strong></p> <p>Informamos aos autores da revista Cadernos da Escola de Educação e Humanidades, que encontra-se descontinuada, estará recebendo artigos novos na Revista Integrare, nova revista voltada a Escola de Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades.</p> <p><strong>Qualis Capes</strong>: B5<br><strong>Fundação:</strong><br><strong>e-ISSN:</strong> 1984-7068<br><strong>Título Abreviado:</strong> Cad. Esc. de Educ. e Human.<br><strong>email: </strong>[email protected]<br><strong>Editora: </strong><a href="http://www.unibrasil.com.br" target="_blank" rel="noopener">UniBrasil</a></p> https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/article/view/3849 (DES) CONSTRUÇÃO DE GÊNERO DAS (OS) DISCENTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR 2018-05-22T12:14:35+00:00 Andessa da Silva Mandira Batista [email protected] Thalita Andrade Moreira [email protected] Glacielli Thaiz Souza de Oliveira [email protected] O artigo busca objetivar como a concepção de gênero está sendo (des) construída pelas (os) discentes do curso de Serviço Social do Unibrasil/PR, já que em plena contemporaneidade vivenciamos um ranço histórico do patriarcado e da sua herança conservadora. Como técnica de coleta de dados, aplicamos um questionário estruturado para (as) os discentes do 1º e 8º período do curso de Serviço Social no ano de 2016. A discussão de gênero está presente no tecido social, além de fazer parte do Código de Ética do Serviço Social (1993), sendo que a categoria profissional se constitui majoritariamente de mulheres. 2018-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/article/view/3870 OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR 2018-08-10T10:32:13+00:00 Andréa Muniz de Carvalho Fontolan [email protected] Luciana Vieira Parra [email protected] A inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma proposta norteadora na Educação Superior. O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre a Inclusão no Ensino Superior, tendo como embasamento teórico a literatura vigente e o pensamento sistêmico. Nesse sentido, nota-se uma certa dificuldade em encontrar estratégias de inclusão no setor educacional quando se trata da deficiência intelectual, assim como, um despreparo das instituições em relação à prática pedagógica, a capacitação do professor para trabalhar com o processo ensino aprendizado e a falta de psicopedagogos e profissionais especializados no comando das ações de inclusão que contribuem para esse cenário. Como as iniciativas para a inclusão de alunos com deficiência nos cursos de nível superior ainda são muito recentes, é natural que encontremos obstáculos de todo tipo. Porém, grande parte da literatura sobre o tema destaca as barreiras atitudinais e pedagógicas encontradas na interação com os docentes, apontando-as como um obstáculo mais importante para a inclusão dos alunos com deficiência do que as barreiras físicas. 2018-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/article/view/3871 O PROCEDIMENTO DE ESCOLHA PARA A OCUPAÇÃO DO CARGO DE GESTOR ESCOLAR E O CUMPRIMENTO DA META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – LEI Nº 13.005/2014 2018-08-10T10:32:33+00:00 Mary Lane Hutner [email protected] Este estudo abordou a questão do procedimento de escolha para a ocupação do cargo de gestor escolar e suas interferências na efetividade da gestão democrática prevista na Meta 19 do Plano Nacional de Educação 2014/2024. A referida Meta apresenta que é preciso promover condições para a gestão democrática e que são necessárias ações no sentido de construir procedimentos de escolhas para a ocupação do cargo de gestor escolar que sejam associados a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar dados do Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento das Metas: Biênio 2014-2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que apresenta os procedimentos de escolha para a ocupação do cargo do gestor escolar e identificar se atendem os preceitos legais previstos no Plano Nacional de Educação (2014-2024). No decorrer do trabalho foi apresentada a legislação educacional que aborda a gestão democrática, bem como indagações de autores que aprofundam a necessidade de incorporar práticas democráticas no ambiente escolar, no sentido de garantir a função social da escola. Foi possível considerar como resultado desse estudo que a gestão democrática no ambiente escolar ainda é um grande desafio para a educação pública brasileira, pois a maioria dos gestores escolares ocupa o cargo a partir de indicações políticas, que não existe uma política nacional de formação dos gestores escolares, e muito menos definições claras relacionadas as atribuições e competências fundamentais para o gestor escolar nas áreas administrativas, pedagógicas e políticas. 2018-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/article/view/3872 PEDOFILIA: UM ESTUDO TEÓRICO SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 2018-08-10T10:32:34+00:00 Camila Bertoli [email protected] Raiane Heloise Benato [email protected] Pedro Guilherme Basso Machado [email protected] O objetivo deste artigo foi o de descrever características do comportamento do pedófilo sob a ótica da análise do comportamento, com base em revisão de literatura, qualitativa e descritiva. Conforme a Organização Mundial da Saúde, o pedófilo é um indivíduo que tem uma preferência sexual por crianças, usualmente de idade pré-púberes ou no início da puberdade. O pedófilo revela uma série de características, seu comportamento em geral é expresso por discrição e poucas vezes age com violência e de forma invasiva, o que dificulta que pessoas ao redor notem o fato. Em relação aos antecedentes do comportamento do pedófilo há quatro possíveis pré-condições correspondentes aos níveis individuais, culturais, rede de proteção e níveis sociais. Já as consequências comportamentais do ato de pedofilia podem ser tanto reforçadoras, por exemplo o prazer obtido em consequência do ato, como punitivas, por exemplo vergonha, medo e atos criminosos puníveis legalmente, mesmo que a pedofilia seja classificada como uma psicopatologia. Com a delimitação específica deste comportamento, é possível melhor compreendê-lo e analisar suas características, antecedentes, consequentes e estratégias de intervenção e prevenção. Cabe destacar que uma limitação do presente estudo é que não se abordaram questões referentes as consequências para a vítima, para terceiros, prevalência, entre outros aspectos que interferem diretamente na problemática estudada. Por fim, este artigo pode contribuir na difusão da literatura sobre o tema tendo em vista, que tais informações possibilitam uma visão mais clara sobre um tema vigente e mundialmente presente, a pedofilia. 2018-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/article/view/3873 O EFEITO DAS SIMULAÇÕES E JOGOS SOBRE OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA 2018-08-10T10:35:22+00:00 Jairo Marçal [email protected] Fabio Luciano Iachtechen [email protected] A popularidade crescente de simulações e jogos convida à produção de <em>insights</em> que ajudam os professores universitários a usar simulações e jogos em suas disciplinas/cursos. Este artigo esclarece as condições positivas para o uso de simulações e jogos na educação superior. Com base em uma revisão sistemática da literatura, encontramos provisoriamente uma relação positiva ou neutra entre o uso de simulações e jogos e a realização dos objetivos de aprendizagem. Além disso, encontramos três condições recorrentes para o uso bem-sucedido de simulações e jogos: a especificidade do jogo, a integração na disciplina/curso e o papel de um professor orientador. Finalmente, expressamos a importante necessidade de fundamentação científica para medir a eficácia das simulações e jogos. 2018-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoseducacaoehumanidades/article/view/3874 QUEM É RESPONSÁVEL PELO SUCESSO DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? UMA ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS 2018-08-10T10:35:49+00:00 Jairo Marçal [email protected] Fabio Luciano Iachtechen [email protected] A implementação bem-sucedida da EAD depende de como são abordadas as necessidades e as preocupações das partes interessadas. Este artigo discute a EAD, descreve as necessidades e preocupações dos diversos grupos de interesses, e apresenta uma Matriz de Responsabilidades para resumir a responsabilidade de cada <em>stakeholder</em>. Cumpridas as responsabilidades descritas na Matriz de Responsabilidades, serão abordadas as necessidades e preocupações de cada uma das partes interessadas, incentivando assim o sucesso do EAD na educação superior. 2018-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c)