Influência das forças ambientais na estratégia competitivade uma indústria de pequeno porte no segmento de temperos e misturas

  • André Carneiro Giandon
  • Andréa Bayer
  • Rafaela Blanco
  • Rejane Carla Moreira
  • Rodolfo Hamilton
Palavras-chave: Ambiente, Estratégia, Planejamento Estratégico, Indústria

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de como as forças ambientais influenciam a estratégia competitiva de uma indústria de alimentos do segmento de temperos e misturas de pequeno porte. O principal método de pesquisa adotado foi o estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, técnica de observação direta e análise de documentos em uma indústria no segmento de temperos e misturas na cidade de Curitiba. O tema de pesquisa explorado demonstrou que o ambiente pode ser o principal agente na formulação do planejamento estratégico empresarial, visto que ele impacta diretamente na rentabilidade da empresa.
Publicado
2017-02-16
Seção
Artigos do Corpo Docente