Inteligências múltiplas - um comparativo entre ingressantes e concluíntes do curso de administração de uma faculdade de Curitiba

  • Farlei Fronza
  • José Augusto Zaguini
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas, Ensino Superior, Administração

Resumo

A abordagem de Gardner para a análise da inteligência apresenta uma nova perspectiva, na qual o objetivo principal não é mais quantitativo e restrito a determinadas competências julgadas necessárias ao bom desempenho profissional, como é comum nos testes de QI ("quociente" de inteligência), mas sim uma abordagem que avalia o ser humano em várias possibilidades de desenvolvimento de suas inteligências múltiplas. Assim, realizou-se uma pesquisa com os alunos de Administração de uma faculdade de Curitiba - PR com a finalidade de comparar as inteligências múltiplas dos ingressantes e concluintes. O método utilizado foi a coleta de dados através de um Inventário de Inteligências Múltiplas adaptado de Armstrong (2001) e posteriormente foram realizados testes estatísticos, teste t de Student e Coeficiante de Correlação de Pearson, para verificar se havia ou não semelhanças entre as médias do desenvolvimento das Inteligências dos ingressantes e concluintes. As análises demonstram que na maioria das inteligências, cinco das oito, quais sejam Linguísticas, Lógico-Matemática, Espacial, Intrapessoal e Naturalista, existem semelhanças entre as inteligências dos ingressantes e concluintes da instituição e em três delas, quais sejam Corporal-Cinestésica, Musical e Interpessoal, não existem evidências para estaticamente afirmar-se que estas são semelhantes entre ingressantes e concluintes.
Publicado
2017-02-20
Seção
Artigos do Corpo Docente