Dilemas da colaboração e competição entre pequenos empresários

  • Mario Nei Pacagnan
  • Renato Rocha Neto
Palavras-chave: Estratégia, Rede Associativista, Varejo

Resumo

Neste início do século XXI muitos estudos têm como foco as alizanças estratégicas que nos segmentos industriais se dá através da integração vertical da cadeia de produção buscando a aquisição de novas vantagens competitivas em segmentos de alta competição. Assim como nos segmentos industriais o setor varejista tem visto sua lucratividade decair com o aumento da concorrência. A entrada de grandes redes internacionais a partir da década de 1990 exigiu que os pequenos e médios comerciantes locais buscassem também alternativas para a ampliação de suas vantagens com petitivas. Os pequenos varejistas não dispondo de poder de braganha dentro da estrutura de sua indústria passaram a buscar nas redes de cooperação elementos que pudessem contribuir para a sua permanência no mercado. Este artigo visa identificar como está ocorrendo este processo e quais os benefícios e os entraves à formação de redes associativas entre concorrentes. Diante da análise de dois casos (uma rede de supermercados e uma rede de materiais de construção) puderam-se averiguar as vantagens e desvantagens deste processo aos pequenos varejistas.
Publicado
2017-02-20
Seção
Artigos do Corpo Docente