O foco em qualidade e a mudança organizacional: um estudo de caso na empresa alfa

  • Adriana Czajkowski
Palavras-chave: Mudança Organizacional, Sistema de Gestão da Qualidade Total, Percepção da Mudança

Resumo

As rápidas e intensas transformações no ambiente competitivo fazem com que as organizações procurem orientar suas estratégias realizando mudanças como forma de manterem um alinhamento constante com o mesmo. A questão da implantação de um sistema de gestão da qualidade total apresenta-se como meio para que as organizações alcancem diferenciais no mercado. Sob esta ótica, o presente estudo visa analisar a percepção do gestor da área de prestação de serviços da empresa do ramo de transporte coletivo, denominada Alfa, quanto à mudança organizacional ocorrida devido à implementação de um sistema de gestão da qualidade total, fundamentado nas normas ISO 9001:2000. A abordagem metodológica adotada para a pesquisa foi a de natureza qualitativa, classificada como exploratório-descritiva, contemplando o estudo de caso como método de procedimento. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista pessoal e semi-estruturada, a qual foi realizada com o gestor da área de prestação de serviços da empresa do ramo de transporte coletivo em questão. Os resultados obtidos sugerem que os fatores de redução de desperdícios, desenvolvimento de equipes e a presença de um fluxo de informações eficiente foram os aspectos de destaque em relação às mudanças percebidas pelo entrevistado.
Publicado
2017-02-20
Seção
Artigos do Corpo Docente