A imagem empresarial

  • Olga Regina Cardoso
  • Wander José Theóphilo de Souza
Palavras-chave: Contabilidade, Ativos Empresariais, Bens Intangíveis

Resumo

A contabilidade com sua tecnologia compila dados, evidencia e quantifica valores gerados nas atividades produtivas e oferece informações acerca da estrutura e variações patrimoniais das organizações. Ao longo do tempo foram sendo acrescentados bens, produtos e serviços nas empresas, que se tornaram valores diferenciados nos seus ativos, a exemplo dos bens intangíveis, que passaram a ser mensurados e demonstrados pela contabilidade, integrando os componentes do real valor patrimonial das entidades. Embora sejam difíceis de serem mensurados, os bens intangíveis fazem parte do referencial econômicofinanceiro das organizações, como: qualidade, confiabilidade, lealdade dos clientes, responsabilidade social, marca, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, entre outros, que representam diferenciais agregados à empresa ao longo de sua existência. São bens intangíveis, representantes de um direito de valor na empresa diante do mercado; podem ser mensurados monetariamente e trazem benefícios presentes e futuros para a organização. Atualmente existem dois tipos de ativos intangíveis: os identificáveis - para os quais se podem dar um nome, e os não identificáveis - cujo exemplo representativo é o goodwill, que abriga os ativos humanos, a qualidade de prestadores de serviços, o esforço intelectual que visam a obtenção de benefícios futuros; a imagem empresarial, além da sua participação e influência na sociedade da qual faz parte. A contabilidade, como maior fonte de informações sobre o patrimônio das organizações, deve permitir e facilitar o conhecimento de todos estes fatos que geram quantidades e qualidades dos negócios, criando e desenvolvendo artifícios que permitam que esse ativo, seja demonstrado de forma clara, simples e objetiva, valorizando as organizações e acrescentando-lhes ativos cada vez mais.
Publicado
2017-02-20
Seção
Artigos do Corpo Docente