Gestão de pessoas por organização do terceiro setor: avanço ou retrocesso nos serviços prestados?

  • Ana Lélia Martins Kummer
  • Angela Aparecida Opiczh
  • Cecília dos Santos
  • Laine Rodrigues Santos
  • Miguel Arantes Normanha Filho
Palavras-chave: Terceiro Setor, Sustentabilidade, Gestão de Pessoas

Resumo

O artigo foi elaborado a partir dos resultados de pesquisa empírica. Foi adotado o método de estudo de caso para a pesquisa, que foi realizada em uma usina de valorização de rejeitos de Curitiba e região metropolitana, no ano de 2009, administrada por organização do terceiro setor, comprometida com a sustentabilidade ambiental. O problema de pesquisa foi assim defi nido: pode o terceiro setor desenvolver gestão de pessoas aos moldes das organizações com fi ns de lucros, de forma a contribuir para o desenvolvimento de pessoas e da própria organização, assim como, ressaltar o fator humano e de sua gestão no alcance dos objetivos e metas organizacionais? Face ao problema, o objetivo geral da pesquisa foi o de verifi car as práticas de gestão de pessoas, no setor de produção da usina administrada por organização do terceiro setor, comparando-a com organizações com fi ns de lucros, por meio de referenciais teóricos sobre administração de recursos humanos e gestão de pessoas.
Publicado
2017-02-21
Seção
Artigos do Corpo Docente