Gestão educacional e avaliação

  • Wanda Cristina Mendes Camargo
Palavras-chave: Gestor educacional. Avaliação, SINAES, Qualidade, Práticas Avaliativas

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas considerações sobre o gestor educacional, que, salvo raras exceções, exerce suas funções sem formação específica na área de administração. Este gestor é responsável pela implantação do projeto pedagógico institucional e pelo adequado funcionamento das atividades didáticas de toda a instituição de ensino, exercendo liderança em ambiente competitivo e submetendo-se a avaliações periódicas. Tais avaliações são internas, como as realizadas pela Comissão Própria de Avaliação; ou externas, como as procedidas pelo SINAES ou pela comunidade em que se insere a escola. Descreve também a forma pela qual o processo de avaliação, mudando socialmente a imagem da instituição, reestrutura suas relações com as entidades governamentais e a comunidade. Analisa algumas concepções de avaliação, e sua potencialidade em constituir-se como modalidade de controle e legitimidade organizacional, extrapolando o microambiente escolar e interferindo na forma de organização social, suas perspectivas de avanço e percepção de qualidade.
Publicado
2017-02-21
Seção
Artigos do Corpo Docente