Reações do funcionários ao processo de mudança organizacional: estudo de uma empresa do setor de tecnologia da informação

  • Aline Kátia Copini
  • Rosane Cristina de Lima
  • Vanessa Machado Lopes
  • Wellington Marques Gross
  • Graciela Santujá Soares Faria
Palavras-chave: Gestão de Mudanças, Mudanças Organizacionais, Reações de Funcionários, Comportamento Humano no Trabalho, Setor de Tecnologia da Informação

Resumo

O presente trabalho aborda um tema importante para todas organizações: a mudança organizacional. A mudança organizacional está presente nos variados locais e lidar com as mudanças virou necessidade no ambiente metamórfico em que se vive. As mudanças ocorrem com maior frequência em determinados setores, devido ao grau de obsolescência de seus produtos ou serviços. Diante dessas características, as mudanças estão mais presentes nas áreas de Tecnologia da Informação. O objetivo deste estudo é observar as reações que as mudanças causam nos funcionários de uma empresa da área de TI chamada ETI. Foram analisados os impactos que as mudanças causam nos funcionários, os métodos que uma organização utiliza para implantar determinadas mudanças, bem como a preparação dos funcionários para lidar com a mudança. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa no setor de Tecnologia da Informação que presta serviços na área de informática desenvolvendo softwares. Foram aplicados questionários em dez pessoas do departamento de projetos da ETI. Conforme relatos, as mudanças mais comuns ocorridas na organização são: implantação de novos sistemas de gestão e sistemas informatizados, mudanças de gerência, regras e/ou procedimentos administrativos internos e adaptação à nova tecnologia. Observou-se que os funcionários sentem-se principalmente ansiosos, preocupados e inseguros diante de mudanças organizacionais. Eles comentam que a organização não cumpre seu papel ao implantar mudanças, impondo as mesmas sem que os funcionários tivessem uma preparação prévia, ou recebessem treinamento. Demonstra-se assim que os funcionários além de cumprirem toda sua carga de trabalho, ainda precisam ser autodidatas para conseguir absorver todas as mudanças que ocorrem dentro da organização.
Publicado
2017-02-21
Seção
Artigos do Corpo Docente