Múltiplos modelos de referência: a relação entre excelência em gestão e certificação de qualidade
Palavras-chave:
Modelo de Referência, Excelência em Gestão, ISO
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar se o Modelo de Excelência em Gestão - MEG pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhorias em processos certificados ISO 9001:2008. Para realizar a orientação desta investigação foram utilizados os procedimentos metodológicos pesquisa-ação, documental e bibliográfica. A empresa escolhida como objeto desta pesquisa foi a Fagundez Distribuição Ltda. Com o presente trabalho possibilitou-se uma associação da teoria estudada, diagnosticar as oportunidades de melhoria bem como sugerir planos de ações para viabilizá-las. Essas sugestões levariam a empresa em questão, a complementariedade do seu modelo de gestão. Conforme se observou, a utilização de modelos múltiplos de referência em gestão pode agregar maior nível de análise às organizações e possibilita a identificação de oportunidades de melhorias na excelência da gestão da empresa. No caso da empresa estudada concluiu-se que a ISO 9001:2008 foca a padronização de processos e que a aplicação do MEG pode auxiliar a empresa na identificação de uma oportunidade de melhoria em seu clima organizacional, aspecto inerente à dimensão pessoas e fator influenciador nos processos padronizados. Além disto, a pesquisa pode apontar um plano de ação para a integração entre os processos padronizados pela ISO dentro dos setores com menor índice de excelência em gestão aos fundamentos e critérios do MEG.
Publicado
2017-02-21
Seção
Artigos do Corpo Docente