O modelo de excelência em gestão (MEG) nas Organizações de aprendizagem

  • Jorge Luiz Marcondes
  • Claudia Elis Ferreira
  • Danieli Cristina Borges Soares
  • Janine Ferreira dos Santos
  • Jhéssica Cruz Petranski
Palavras-chave: Organizações de Aprendizagem, Modelo de Excelência em Gestão, Desenvolvimento Organizacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar características do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e também propiciar um breve relato sobre as organizações de aprendizagem. Ressaltam-se algumas vantagens para a aderência da utilização de tais ferramentas, de modo a aperfeiçoar os processos produtivos organizacionais e conseqüentemente seus resultados. Observando-se as descrições e detalhamentos de ambas temáticas, é possível perceber que estão em sintonia, ou seja, que o MEG possui em seu bojo, a intenção de proporcionar uma infraestrutura básica para permitir que o conhecimento seja gerado e compartilhado. Ao se observarem as perguntas e a forma de avaliação do MEG, torna-se bem nítida esta intenção, como este trabalho procura demonstrar. Ao se verificar os Fundamentos do modelo já se observa esta preocupação, quando dos conceitos de itens como Aprendizado Organizacional, liderança e constância de propósitos, que demonstram a preocupação com a geração de bases para gestão do conhecimento. Ainda, como premissas do MEG, verifica-se a procura por um novo patamar de conhecimento através da percepção, da reflexão, da avaliação e do compartilhamento de experiências. É este o contexto do trabalho que se apresenta a seguir.
Publicado
2017-02-21
Seção
Artigos do Corpo Docente