As dificuldades para o empreendedor internacionalizar sua pequena empresa: influência do “custo Brasil”

  • Ângela de Fátima Caron
  • Décio Estevão do Nascimento
Palavras-chave: Comércio Exterior, Empreendedorismo, Internacionalização, Custo Brasil, Pequenas Empresas

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a importância e as dificuldades encontradas pelos pequenos empreendedores que decidem internacionalizar sua empresa. Para isso utilizou-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores e pesquisadores conhecidos em campos multidisciplinares do conhecimento, para abordar os temas: empreendedor; pequenas empresas e comercio exterior. Os assuntos abordados foram separados em por temas centrais. A primeira parte do artigo revê conceitos sobre empreendedor e empreendedorismo e destaca a importância dos empreendedores de pequeno porte para o Brasil. Na segunda parte traz apresenta os resultados obtidos pelo comércio exterior do Brasil nos últimos anos destacando a participação das pequenas empresas nestes resultados. Em sua terceira parte, este artigo apresenta o entendimento sobre internacionalização e os requisitos para operar com comércio exterior relacionando as dificuldades encontradas pelos empreendedores para lidar com as estruturas burocráticas internas, incluídas no chamado “custo Brasil”, durante o processo de internacionalização. E em sua última parte o artigo apresenta a conclusão dos levantamentos feitos, questionando a necessidade de manutenção das estruturas burocráticas internas, abrindo a oportunidade de aprofundamento destes temas.
Publicado
2017-02-21
Seção
Artigos do Corpo Docente