Monitoramento das mídias sociais e sua influência para a imagem institucional

  • Alexeier Cesar Lemos Pereira
  • Helder Machado
  • Martin José Fagonde Morães
Palavras-chave: Mídias sociais, Tecnologia, Monitoramento

Resumo

A evolução contínua da tecnologia proporciona dentre seus benefícios o avanço nos processos de muitas empresas, otimizando recursos e ampliando resultados. Semelhantes a estes avanços, relacionamentos pessoais, que antes eram limitados a contatos diretos, ganham extrema proporção com a evolução das mídias sociais. Quando analisados pontos em comum entre os mundos empresariais e pessoais, identificamos uma linha tênue na relação entre fornecedores e consumidores, pois, na atualidade, se houver algum problema neste relacionamento, em virtude de um produto com defeito, prestação de serviço ou atendimento inadequado, as proporções de uma ação negativa do consumidor contra o fornecedor poderá ser astronômica quando este “botar a boca no trombone” através de rede social, impactando negativamente os negócios do fornecedor com o chamado marketing viral. O presente artigo destaca três casos verídicos de empresas que foram expostas à reclamação de consumidores insatisfeitos, como foi o tratamento dispensado a estas ações e quais os impactos a suas marcas, produtos ou serviços.
Publicado
2017-02-21