Marketing de relacionamento no varejo: estudo realizado na empresa ciello móveis

  • Arialba Carla Abrantes Rodini
  • Bruna Cunha Firmino
  • Lauro Katsumi Nagatsuyu
  • Rafael Ângelo Cielo
  • Thaís Domingues
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento, Gestão do Relacionamento, CRM (Customer Relationship Management), Fidelização

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral a seguinte questão: Como desenvolver a gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa varejista do setor moveleiro localizada em Curitiba? Para isso, foram traçados os objetivos específicos: identificar o tipo de relacionamento que a empresa deseja manter com seus clientes, identificar os processos de relacionamento e propor ações de relacionamento. A realização do estudo se deu através de uma pesquisa-ação, ou seja, a conciliação dos fundamentos teóricos aliados a entrevistas, análise documental, observações, assim como a interação dos pesquisadores com o objeto de estudo. Foram utilizados conceitos e fundamentos teóricos, ao mesmo tempo foram extraídos conteúdos tácitos que serviram como diretrizes para a elaboração de ações de relacionamento em nível estratégico, tático e operacional. Após a identificação dos objetivos da empresa quanto ao tipo de relacionamento que ela deseja manter com seus clientes, assim como os processos ligados aos clientes, foram propostas ações que consideraram o nível de maturidade da organização quanto ao marketing de relacionamento.
Publicado
2017-02-21