Administração de conflitos nas organizações: complexidade e desafios

  • Alvaro José Argemiro da Silva
  • Janete Probst Munhoz
  • Jefferson Amaral Munhoz
Palavras-chave: Conflitos, Complexibilidade, Organizações Públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar as dificuldades de administrar os conflitos interpessoais nas instituições públicas, os quais influenciam diretamente na gestão de pessoal, causando embates, muitas vezes desnecessários, cujos teores ou desmembramentos poderiam ser organizacionalmente resolvidos, se houvesse um padrão de gênio racional humano, onde tais diferenças não possuíssem a complexibilidade existente.  As variáveis deste estudo são endógenas, sendo um estudo do processo interno da organização, mais especificadamente do quadro de pessoal. Para a estruturação do presente artigo, efetuou-se pesquisa bibliográfica sobre o tema conflito nas organizações, dando ênfase às instituições públicas, onde se procurou relacionar e combinar informações pertinentes ao tema. Na tentativa de entender a influência e conseqüências deste tipo de comportamento, pode-se perceber que este possui elementos positivos e negativos, os quais podem ser contraditórios. As principais conclusões foram de que os conflitos, além de gerarem um desconforto às pessoas envolvidas, de um modo em geral, administrativamente  podem  ser o início de uma grande mudança, ou a projeção de uma “guerra de egos”, portanto sendo uma faca de dois gumes, cujo desfecho está nas mãos do Gestor, pessoa esta que detém o papel de mediador.
Publicado
2017-02-21