Avaliações financeiras para ações de marketing

  • Ivanor Medeiros Duarte
Palavras-chave: Marketing, Produto, Valor, Custos, Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Lucro, Retorno de Investimento, Participação de Mercado

Resumo

As ações de marketing, quer para desenvolvimento de produtos, quer para promoção, comercialização ou distribuição, requerem aportes financeiros substanciais, e por isso mesmo, tem crescido nas Organizações a utilização de métricas, cada vez mais sofisticadas, para avaliar resultados, sobretudo financeiros, de tais ações.    Lançar novos produtos, aumentar as vendas totais dos produtos existentes, de alguns produtos específicos, ou ainda para se antecipar e neutralizar ações da concorrência, ou de conjuntura adversa exige programas de marketing específicos. Qualquer que seja o programa, este implicará em custos, e o resultado que se espera, terá que cobri-los e deixar uma receita adicional - o lucro necessário à evolução do negócio.O que se apresenta neste artigo é um método objetivo, porém, de grande utilidade, para avaliação comparativa de diferentes alternativas de programas, ou de ações de marketing propostas, sob a ótica financeira e de participação de mercado.
Publicado
2017-02-22