Educação em gestão responsável

  • Wander José Theóphilo de Souza
Palavras-chave: Educação Sustentável, Gestão de Pessoas, Principles for Responsible Management Education (PRME)

Resumo

Emergem na sociedade  a todo instante, problemas sociais dos mais diversos e, ao mesmo tempo, se constata a impotência do Estado diante da complexidade desses problemas. Nesse contexto em meio à injustiça, à diversidade econômica, às desigualdades sociais encontradas em todas as áreas, como: educação, saúde, saneamento básico e transportes, a sociedade como um todo começa a assumir uma nova visão e nova postura, responsável e comprometida, incluindo em suas metas uma participação em benefício de uma vida mais justa e igualitária. Nos últimos anos, tem havido uma grande conscientização das empresas, das organizações governamentais e não governamentais, que integram os mais diversos segmentos sociais, no que diz  respeito ao  dever que cada um tem, coletiva e individualmente, junto à comunidade que o cerca, de contribuir para o desenvolvimento da mesma, diminuindo assim, o impacto que as mais variadas atividades causam ao meio ambiente, aos direitos humanos, ao trabalho, inclusive em temas que estão muito em evidência: a ética, a transparência e a corrupção.  As bases desses objetivos são universais; encontram-se fundamentadas pelo Pacto Global da ONU (UN Global Compact), sob o qual, a Anima Educação aglutina-os, visando o cumprimento dos Princípios para a Educação em Gestão Responsável  (PRME – Principles for Responsible Management Education). Sob esses objetivos, considera-se a essencialidade da participação das instituições de ensino superior  para estabelecerem critérios inovadores de formação integral junto aos universitários que compõem o seu quadro discente. Ao integrá-los nesses princípios, as instituições de ensino dedicam-se ao objetivo de preparar uma nova geração de líderes, capacitados para atuarem sob essa visão.
Publicado
2017-02-22