Estratégias de marketing de conteúdo na internet: o engajamento dos consumidores de o boticário

  • Ivana S. I. Duarte Mechailech
  • Gisele Ceschim
Palavras-chave: Marketing de Conteúdo, Branded Content, Digital, Engajamento, O Boticário

Resumo

O Marketing de Conteúdo ganhou relevância em estratégias de Comunicação Integrada de Marketing nos últimos anos e passou a permear diversos meios, principalmente o digital. Diante disso, este artigo tem como objetivo identificar que tipo de conteúdo tem maior relevância para gerar o engajamento dos consumidores de O Boticário, a maior rede franqueada de cosméticos do país. A página da empresa no Facebook é a maior entre as marcas de beleza no Brasil e possui mais de 8 milhões de fãs. Nesta pesquisa, suas publicações foram classificadas de acordo com a abordagem do conteúdo para gerar um ranking de engajamento. A análise aprofundada das interações dos consumidores revelou que o segmento de atuação da marca pode influenciar diretamente na relação que possuem com os conteúdos oferecidos. Na área de beleza e cosméticos, o emocional é fator decisivo na escolha e na relação com os produtos. Portanto, o engajamento está relacionado com o que os consumidores projetam ao utilizar um produto, ao aspiracional ou à indulgência. Acredita-se que esta seja a forma de tangibilizar o conteúdo apresentado ou de afirmar sua identidade ao contar do que gosta ou recomenda. Apesar de as publicações com produtos obterem maior engajamento, acredita-se que o foco em entender e valorizar a identidade feminina faz com que O Boticário já experimente, de certa forma, o que a Branded Content Marketing Association (2014) prevê para o futuro do Marketing de Conteúdo: a marca passa a ser o assunto pelo qual o público se interessa.

Publicado
2017-02-22