A MOTIVAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AUTARQUIA NO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
A globalização tem exigido cada vez mais que as empresas busquem a motivação de seus funcionários, não sendo diferente para a administração pública, pois a motivação influencia diretamente na qualidade de atendimento. Seguindo este contexto, a autarquia estudada possui um grande fluxo de atendimento à sociedade civil, em média 500 pessoas por dia. Desta forma, o objetivo geral deste estudo de caso foi avaliar como a motivação pode estar influenciando na qualidade de atendimento em uma autarquia no estado do Paraná. A análise guiou-se em uma pesquisa exploratória (quanti-qualitativa), com perguntas estruturadas e semiestruturadas e ainda, a observação do processo, pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de identificar o clima organizacional, a qualidade do atendimento e o índice de absenteísmo. Por fim, chegou-se ao resultado de que a motivação interfere na qualidade do atendimento, sendo o fator primordial a falta de reconhecimento e valorização do agente público.