A MOTIVAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AUTARQUIA NO ESTADO DO PARANÁ

  • Claudia Maria Gabardo Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Gesiane de Almeida Ferreira Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Itala Rafaela Gottardello Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Patricia Moreira de Melo Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Isabela Laginski Lippel Centro Universitário Autônomo do Brasil

Resumo

A globalização tem exigido cada vez mais que as empresas busquem a motivação de seus funcionários, não sendo diferente para a administração pública, pois a motivação influencia diretamente na qualidade de atendimento. Seguindo este contexto, a autarquia estudada possui um grande fluxo de atendimento à sociedade civil, em média 500 pessoas por dia. Desta forma, o objetivo geral deste estudo de caso foi avaliar como a motivação pode estar influenciando na qualidade de atendimento em uma autarquia no estado do Paraná. A análise guiou-se em uma pesquisa exploratória (quanti-qualitativa), com perguntas estruturadas e semiestruturadas e ainda, a observação do processo, pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de identificar o clima organizacional, a qualidade do atendimento e o índice de absenteísmo. Por fim, chegou-se ao resultado de que a motivação interfere na qualidade do atendimento, sendo o fator primordial a falta de reconhecimento e valorização do agente público.

Biografia do Autor

Claudia Maria Gabardo, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Aluna formanda do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Gesiane de Almeida Ferreira, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Aluna formanda do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Itala Rafaela Gottardello, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Aluna formanda do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Patricia Moreira de Melo, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Aluna formanda do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Isabela Laginski Lippel, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Professora orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração. Isabela Laginski Lippel (mestre). Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Publicado
2022-02-16