O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE SKATE: PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DE MARCAS EM CURITIBA

  • Ana Paula Vasconcelos Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Carlos Frederico de Andrade Centro Universitário Autônomo do Brasil

Resumo

O estudo do comportamento do consumidor é uma das áreas mais complexas e intrigantes do marketing e foi a partir deste tema que o presente artigo foi desenvolvido. Os avanços da tecnologia da informação aliados à intensa evolução da Internet, o mercado globalizado e o consumidor mudaram, transformando a maneira com que as organizações devem se relacionar com os clientes, que escolherão as empresas que satisfaçam suas mais profundas necessidades e desejos. Neste contexto, neste artigo buscou-se investigar as principais mudanças nos comportamentos e necessidades dos consumidores de produtos e serviços de skate que viveram em diferentes épocas, por meio da construção de um panorama das décadas de 1980, 1990 e 2010. Tal panorama revelou perspectivas e permitiu a obtenção de uma visão do mercado de skate no Brasil e em Curitiba. Para o desenvolvimento do tema foram usados conceitos contemporâneos de marketing de autores que defendem o estudo do comportamento do consumidor como fator fundamental para o sucesso das empresas.

Biografia do Autor

Ana Paula Vasconcelos, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Aluna formanda do Curso de Planejamento Estratégico com Ênfase em Comunicação Digital. Artigo apresentado como requisito formal para obtenção do Certificado de Especialista em Marketing Estratégico com Ênfase em Comunicação Digital. Centro Universitário UniBrasil.

Carlos Frederico de Andrade, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Professor Orientador da monografia em formato de artigo do Curso de Especialização em Planejamento Estratégico com Ênfase em Comunicação Digital do Centro Universitário UniBrasil.

Publicado
2022-02-16