O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE SKATE: PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DE MARCAS EM CURITIBA
Resumo
O estudo do comportamento do consumidor é uma das áreas mais complexas e intrigantes do marketing e foi a partir deste tema que o presente artigo foi desenvolvido. Os avanços da tecnologia da informação aliados à intensa evolução da Internet, o mercado globalizado e o consumidor mudaram, transformando a maneira com que as organizações devem se relacionar com os clientes, que escolherão as empresas que satisfaçam suas mais profundas necessidades e desejos. Neste contexto, neste artigo buscou-se investigar as principais mudanças nos comportamentos e necessidades dos consumidores de produtos e serviços de skate que viveram em diferentes épocas, por meio da construção de um panorama das décadas de 1980, 1990 e 2010. Tal panorama revelou perspectivas e permitiu a obtenção de uma visão do mercado de skate no Brasil e em Curitiba. Para o desenvolvimento do tema foram usados conceitos contemporâneos de marketing de autores que defendem o estudo do comportamento do consumidor como fator fundamental para o sucesso das empresas.