ECONOMIA CRIATIVA: JOGOS ELETRÔNICOS NO CENÁRIO BRASILEIRO

  • Renan Carvalho dos Santos Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Maria de Lourdes Tomio Stein Centro Universitário Autônomo do Brasil

Resumo

A Economia Criativa surge em um ponto de transição da sociedade em que os valores subjetivos dos indivíduos começam a integrar os valores econômicos dos produtos e serviços consumidos abrindo espaço para novos seguimentos de negócio. Dentre os novos seguimentos, os jogos eletrônicos se destacam e ganham cada vez mais espaço nas discussões político-econômicas dos países pelo mundo apresentando crescimento contínuo e uma demanda cada vez maior por seus produtos. Visando entender esse mercado cada vez mais sólido dentro da Economia Criativa este estudo questiona qual a atual conjuntura do mercado de jogos eletrônicos no Brasil? Para responder a esse questionamento, buscou-se como objetivo geral: analisar o mercado de jogos eletrônicos no Brasil e como objetivos específicos: apresentar a relação teórica entre Indústria Cultural e Economia Criativa; apresentar uma visão geral da Indústria Criativa no Brasil; analisar o mercado de jogos eletrônicos no Brasil enquanto parte da Indústria Criativa. Os dados apresentados neste estudo foram extraídos através de uma pesquisa exploratória de censos realizados pelas principais associações industriais do Brasil, como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), o Grupo de Estudo e Desenvolvimento da Indústria de Games (GEDIGames), além de fontes governamentais nacionais, como o Ministério da Cultura (MinC), e internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Instituto Público e Cultural do Reino Unido (British Council). A pesquisa também conta com fontes bibliográficas de autores especialistas na área e artigos em meio eletrônico e documental.

Biografia do Autor

Renan Carvalho dos Santos, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Graduando do curso de Ciências Econômicas na Escola de Negócios do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL

Maria de Lourdes Tomio Stein, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Economista e Doutora em História: Cultura e Poder, UFPR.  Professora e Pesquisadora da UNIBRASIL.

Publicado
2022-02-16