QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA RETENÇÃO DE ALUNOS: A PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA IES PRIVADA

  • Simone Hering de Queiroz Yunes

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem na percepção de docentes e discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, tendo em vista sua relevância para a reversão do quadro de evasão de alunos. Diante de um cenário de maior competitividade para as IES privadas brasileiras, torna-se fundamental a adoção de estratégias tanto para a captação quanto para a retenção dos estudantes. Faz-se, pois, necessário compreender o fenômeno da evasão de alunos e adotar estratégias adequadas para o seu combate. Os estudiosos da literatura corrente apontam para o processo de ensino-aprendizagem como fator crucial na retenção de alunos, o que justifica seu estudo aprofundado. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada pesquisa quanti-qualitativa de cunho exploratório e descritivo no curso de graduação em Administração de uma IES privada de Florianópolis/SC, sendo os dados primários obtidos a partir de grupo de foco e questionário com docentes, grupo de foco com discentes e questionário com alunos concluintes. O estudo evidencia que a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em IES privadas, na percepção de alunos e professores, vai além da qualidade do serviço em si (conteúdo, práticas pedagógicas, sistema de avaliação, infraestrutura de apoio), mas envolve de modo relevante benefícios relacionais (relação professor-aluno).

Publicado
2022-02-16