INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA: AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA

  • Marcia Cassitas Hino

Resumo

Cerca de cinquenta por cento das pequenas e médias empresas não sobrevivem aos primeiros três anos após inicio de suas operações. Pesquisas apontam que quanto maior o porte das empresas maior a probabilidade de sobrevivência. Antecipar acontecimentos e atuar de forma pró-ativa aumentam as chances de sobrevivência das pequenas e médias empresas. A cadeia de suprimentos das empresas é uma excelente fonte de informação para entender o mercado externo. Porém ao mesmo tempo em que os componentes da cadeia de suprimentos trazem informações da concorrência para a empresa, levam, para os concorrentes, informações da empresa. São duas faces da mesma moeda. Não é possível usar esse fluxo de informações sem interagir com ele.  Quanto melhor o relacionamento entre os componentes, mais facilmente as informações fluem.

Biografia do Autor

Marcia Cassitas Hino

ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia. Professora do Mestrado em Governança e Sustentabilidade e Coordenadora do Centro de Pesquisa do ISAE

Publicado
2022-02-16