COMO ESTRATÉGIAS DE JOGOS (GAMIFICAÇÃO) CONTRIBUEM PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS NA ALPHA DO BRASIL AUTOMÓVEIS

  • Amanda Fontes da Silva Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Bruna Fernandes de O. da Cruz Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Diogo Amaral Damas Ribeiro Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Tiago Morais de Medeiros Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Josué Alexandre Sander Centro Universitário Autônomo do Brasil

Resumo

A indústria automobilística é considerada um dos segmentos mais representativos do setor industrial, por gerar um elevado número de empregos e renda, além de ser o precursor de várias técnicas gerenciais e inovações tecnológicas. No entanto, as indústrias automobilísticas sofrem constantes pressões do mercado e como forma de diminuir o impacto, buscam maneiras de reduzir os custos, melhorar os processos através do engajamento dos funcionários. Para Santos (2014; p.5) a gamificação (uso de artifícios de games) vem sendo utilizada com objetivo de resolver problemas em vários segmentos, como por exemplo, na área organizacional. Dentro das empresas, os atributos dos jogos podem ser utilizados com o intuito de recompensar, incentivar determinados comportamentos, estimular a competitividade e tornar as tarefas repetitivas e tediosas mais agradáveis. A estratégia de jogos para a obtenção de resultados está em alta nas organizações, pois aumenta a motivação, o trabalho em equipe entre os colaboradores e eleva a vantagem competitiva da organização. Este estudo de caso descreveu e analisou como as estratégias de jogos contribuíram para a redução de custos, que resultou na melhoria de processos, e identificou quais as mecânicas que foram utilizadas na Alpha do Brasil Automóveis. Através desta análise detalhada foi constatado que a utilização das estratégicas de gamificação geraram um grande impacto na redução de custos em todos os departamentos. Consecutivamente melhorando e otimizando diversos processos da empresa.

Biografia do Autor

Amanda Fontes da Silva, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Bruna Fernandes de O. da Cruz, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Diogo Amaral Damas Ribeiro, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Tiago Morais de Medeiros, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Josué Alexandre Sander, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Professor Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração. Doutor em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Publicado
2022-02-16