A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO NO CONTROLE DA INADIMPLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DIREÇÃO MARCAS E PATENTES
Resumo
O presente artigo tem como problemática: Como a empresa Direção Marcas e Patentes - DM&P age no sentido de recuperar os créditos concedidos e não recebidos? Considerando a relevância do objeto, que se dá em virtude do momento de recessão econômica e a grande competitividade, que leva os empresários a buscar otimização dos custos, a diferenciação e uma melhor gestão das contas a receber, percebe-se que o aumento da inadimplência é notório em âmbito nacional. Fez-se necessário o seguinte objetivo geral, que é o de mostrar como são concedidos os créditos e que tipos de serviços são realizados pela empresa, abordando os seguintes objetivos específicos: a) Estudar os princípios para uma análise e concessão de crédito; b) Mostrar como uma análise de crédito criteriosa pode minimizar o risco de inadimplência da empresa e; c) Avaliar como a empresa pode aprimorar o processo de prevenção da inadimplência de seus clientes. O tema foi escolhido com o intuito de contribuir com o crescimento da organização, possibilitando uma análise por parte dos gestores financeiros e agentes decisórios, a fim de implantarem procedimentos que possibilitem a redução de perdas, considerando que atualmente, a empresa apresenta um alto número de clientes inadimplentes.