A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO NO CONTROLE DA INADIMPLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DIREÇÃO MARCAS E PATENTES

  • Eliziana Aparecida Ramalho Luiz Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Germano Slomski Neto Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Juliana Sayuri Sugita Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Sandra Aparecida Silva Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Franciéle Lourenço Centro Universitário Autônomo do Brasil

Resumo

O presente artigo tem como problemática: Como a empresa Direção Marcas e Patentes - DM&P age no sentido de recuperar os créditos concedidos e não recebidos? Considerando a relevância do objeto, que se dá em virtude do momento de recessão econômica e a grande competitividade, que leva os empresários a buscar otimização dos custos, a diferenciação e uma melhor gestão das contas a receber, percebe-se que o aumento da inadimplência é notório em âmbito nacional. Fez-se necessário o seguinte objetivo geral, que é o de mostrar como são concedidos os créditos e que tipos de serviços são realizados pela empresa, abordando os seguintes objetivos específicos: a) Estudar os princípios para uma análise e concessão de crédito; b) Mostrar como uma análise de crédito criteriosa pode minimizar o risco de inadimplência da empresa e; c) Avaliar como a empresa pode aprimorar o processo de prevenção da inadimplência de seus clientes. O tema foi escolhido com o intuito de contribuir com o crescimento da organização, possibilitando uma análise por parte dos gestores financeiros e agentes decisórios, a fim de implantarem procedimentos que possibilitem a redução de perdas, considerando que atualmente, a empresa apresenta um alto número de clientes inadimplentes.

Biografia do Autor

Eliziana Aparecida Ramalho Luiz, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Germano Slomski Neto, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Juliana Sayuri Sugita, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Sandra Aparecida Silva, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Franciéle Lourenço, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração. Mestra em Organizações e Desenvolvimento pela FAE Business School. Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Publicado
2022-02-16