FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO SETOR DE AUTOPEÇAS
ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CATARINENSE DO RAMO AUTOMOTIVO
Resumo
Partindo do princípio de que o administrador tem a função de minimizar os gastos e maximizar o lucro, dentro de qualquer organização empresarial, a contabilidade de custos se constitui em um fator chave, mediante o qual são geradas informações essenciais para auxiliar o administrador na sua tomada de decisão. Com este enfoque, o presente estudo, realizado em uma empresa do setor de autopeças, teve como objetivo levantar os dados de receitas, custos, despesas e margem de contribuição, gerando um coeficiente possível de embasamento para a formação do preço de venda de produtos, onde todos os gastos e lucratividade estimada estarão embutidos, trazendo à empresa a tranquilidade de um resultado final satisfatório. Ao término do artigo é apresentado um modelo de ferramenta que auxiliará na precificação dos produtos vendidos pelo departamento de revisão mecânica especificamente. Para tal, a metodologia aplicada foi de caráter qualitativa e quantitativa, de forma descritiva com abordagem de estudo de caso.