DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E POSTURA ESTRATÉGICA

UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA P3ARTS DE IMPRESSÃO 3D

  • Rafael Antonio Cardoso Fiorese
  • Suelem Moreira da Fonseca
  • Thaila Rofino Dornelles
  • Cezar Antonio Bittencourt Junior

Resumo

A formulação de estratégias de mercado deve ser utilizada como base para o desenvolvimento de negócios, tendo como premissa a postura estratégica frente ao mercado competitivo. O artigo a seguir se inicia com o estudo sobre o conceito da estratégia e suas ferramentas, com destaque ao posicionamento e postura estratégica, em seguida é apresentado o diagnóstico ambiental em que a empresa estudada está inserida, e por fim com o uso da análise SWOT identificou-se o posicionamento e a postura estratégica em que se encontra. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno da estratégia de mercado. Para a coleta de dados foram utilizados a análise documental cedida pela empresa e aplicação de questionário. Após apontar a situação estratégica que a empresa se encontra, pode-se recomendar diretrizes para a elaboração de um futuro Planejamento Estratégico.

Biografia do Autor

Rafael Antonio Cardoso Fiorese

Aluno Rafael Antonio Cardoso Fiorese formando do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil

Suelem Moreira da Fonseca

Formanda do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil.

Thaila Rofino Dornelles

Formanda do Curso de Administração. Artigo apresentado como requisito formal para a obtenção do Diploma de Graduação em Administração. Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil.

Cezar Antonio Bittencourt Junior

Professor Orientador. Especialista em Gestão da Qualidade (UFPR), Direito Público Municipal (Unicampo). Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil.

Publicado
2022-03-07