A ANÁLISE DA DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE DA INOVAÇÃO NO PEQUENO VAREJO PARA CONSTRUÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA
Resumo
Ante o agravamento das questões ambientais em escala internacional desde a primeira revolução industrial, com potenciais conseqüências de: derretimento das calotas polares, aumento do nível dos oceanos, aumento da incidência de doenças transmissíveis por mosquitos e outros vetores, alteração no regime pluvial, intensificação de fenômenos climáticos extremos e desertificação. As empresas, organizações centrais dentro do capitalismo tem um papel de destaque na resolução dos problemas supracitados. Soma-se a essa realidade a globalização dos mercados e ampliação da concorrência em escala internacional. Logo criar, ampliar e sustentar vantagem competitiva e ao mesmo tempo desenvolver praticas empresariais em consonância com a sustentabilidade tornou-se imperativo para as organizações empresariais contemporâneas. Sendo uma das ferramentas que contempla tanto vantagem competitiva quanto preservação ambiental é a inovação em sustentabilidade. Logo o presente artigo tem como objetivo geral discorrer acerca da importância da inovação em sustentabilidade a fim de edificar e consolidar vantagem competitiva nas pequenas organizações varejistas. Como problemática este artigo respondeu a seguinte pergunta: Como a inovação em sustentabilidade auxilia as pequenas organizações varejistas na criação e sustentação de vantagem competitiva? Tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica que é feita a partir do levantamento de referenciais teóricos. Pode constatar que as empresas que possuem processos em consonância com o tripé da sustentabilidade conseguem criar e sustentar vantagem competitiva que pode ser ampliada para todos os integrantes de cadeia produtiva no qual esta inserida. Portanto em resposta a problemática do presente artigo padrões estratégicos, táticos e operacionais adequados a sustentabilidade podem diminuir custos a empresa e agregar valor a todos os seus stakeholders (colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, comunidade, sociedade e governo) permitindo, portanto, uso mais eficiente dos recursos, tornando as empresas mais competitivas em consonância aos inerentes desafios ambientais do século XXI.