https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/issue/feed Cadernos da Escola de Negócios 2022-03-08T12:00:13+00:00 Marcos José Valle [email protected] Open Journal Systems <p><strong>REVISTA DESCONTINUADA.</strong></p> <p>Informamos aos autores da revista Cadernos da Escola de negócios, que encontra-se descontinuada, eatá recebendo novos artigos através da Revista Integrare, nova revista voltada a Escola de Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades.</p> <p><strong>Qualis Capes</strong>: B4<br><strong>e-ISSN:</strong> 1679-3765<br><strong>Título Abreviado:</strong> Cad. Esc. de Neg.<br><strong>Editora:&nbsp;</strong><a href="http://www.unibrasil.com.br/" target="_blank" rel="noopener">UniBrasil</a></p> https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6337 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NO SETOR DE AUTOPEÇAS 2022-03-08T12:00:03+00:00 Fernando Ramos Lengler [email protected] Lucas Pureza Dornelles [email protected] Poliana Cristina Pereira Machado [email protected] <p>Partindo do princípio de que o administrador tem a função de minimizar os gastos e maximizar o lucro, dentro de qualquer organização empresarial, a contabilidade de custos se constitui em um fator chave, mediante o qual são geradas informações essenciais para auxiliar o administrador na sua tomada de decisão. Com este enfoque, o presente estudo, realizado em uma empresa do setor de autopeças, teve como objetivo levantar os dados de receitas, custos, despesas e margem de contribuição, gerando um coeficiente possível de embasamento para a formação do preço de venda de produtos, onde todos os gastos e lucratividade estimada estarão embutidos, trazendo à empresa a tranquilidade de um resultado final satisfatório. Ao término do artigo é apresentado um modelo de ferramenta que auxiliará na precificação dos produtos vendidos pelo departamento de revisão mecânica especificamente. Para tal, a metodologia aplicada foi de caráter qualitativa e quantitativa, de forma descritiva com abordagem de estudo de caso.</p> 2022-02-16T20:39:18+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6338 A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E MATURIDADE DA CULTURA DE SEGURANÇA COM OS ÍNDICES DE ACIDENTES 2022-03-08T12:00:07+00:00 Dinarte Oliveira da Silveira Seibel O'Reilly Cabral [email protected] Elivelton Faccin Silva [email protected] Rafael de Quadros [email protected] Thamyris Beatriz Justus Dechandt [email protected] Isabela Laginski Lippel [email protected] <p>O presente artigo teve como finalidade verificar a relação da cultura e maturidade da cultura de segurança com a redução dos índices de acidentes entre os períodos de 2007 a 2015 em uma empresa fabricante de embalagens plásticas. Para isso foi necessário à fundamentação teórica sobre o tema, análise dos acidentes e das ações realizadas, pesquisa estruturada em relação à percepção dos funcionários acerca das características da empresa, identificando seu desenvolvimento nos estágios da cultura até conquistar a maturidade. Durante este período, a empresa sofreu uma mudança de gestão no ano de 2009 responsável por alterar a filosofia de trabalho, portanto, propõe-se neste estudo avaliar a influência das ações, evidenciando as diferenças entre as gestões.</p> 2022-02-16T20:43:12+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6339 GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR 2022-03-08T12:00:08+00:00 Elizete Robinson Teixeira Pereira [email protected] Joyce dos Santos Premebida [email protected] Luanna Camille de O Furlaneto [email protected] Patricia Kuhnen [email protected] Lauro Katsumi Nagatsuyu [email protected] <p>Este artigo tem por objetivo analisar quais práticas devem ser adotadas na Fundação Weiss Scarpa para que seja assegurada a governança corporativa de uma organização do Terceiro Setor. Por meio de uma pesquisa-ação, realizou-se a coleta de dados através da aplicação de um questionário qualitativo baseado no Guia das Melhores Práticas para Organizações do Terceiro Setor – GMPOTS (2016) do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Outra fonte de informações foram os documentos primários pertinentes ao objeto de estudo. Para o estudo em questão foram gerados três objetivos específicos, sendo o primeiro, observar as particularidades na gestão da Fundação Weiss Scarpa. No segundo objetivo especifico, verificou-se quais as práticas de governança corporativa estão presentes na gestão da Weiss Scarpa. E por fim, recomendamos práticas que melhorem o nível de governança corporativa na Fundação Weiss Scarpa. Em atendimento aos objetivos propostos verificou-se que a Fundação possui um bom nível de governança, atendendo os pilares da transparência, prestação de contas (<em>accountability</em>) e cumprimento as leis (<em>compliance</em>).</p> 2022-03-07T14:19:32+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6340 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E POSTURA ESTRATÉGICA 2022-03-08T12:00:11+00:00 Rafael Antonio Cardoso Fiorese [email protected] Suelem Moreira da Fonseca [email protected] Thaila Rofino Dornelles [email protected] Cezar Antonio Bittencourt Junior [email protected] <p>A formulação de estratégias de mercado deve ser utilizada como base para o desenvolvimento de negócios, tendo como premissa a postura estratégica frente ao mercado competitivo. O artigo a seguir se inicia com o estudo sobre o conceito da estratégia e suas ferramentas, com destaque ao posicionamento e postura estratégica, em seguida é apresentado o diagnóstico ambiental em que a empresa estudada está inserida, e por fim com o uso da análise SWOT identificou-se o posicionamento e a postura estratégica em que se encontra. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno da estratégia de mercado. Para a coleta de dados foram utilizados a análise documental cedida pela empresa e aplicação de questionário. Após apontar a situação estratégica que a empresa se encontra, pode-se recomendar diretrizes para a elaboração de um futuro Planejamento Estratégico.</p> 2022-03-07T14:35:11+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6341 A RELAÇÃO ENTRE OS ESTILOS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS 2022-03-08T12:00:11+00:00 Henrique Moises de Goes [email protected] Jessica Priscila Layola Longo [email protected] Karoline Loiola dos Reis [email protected] Valeria Marcezak dos Santos [email protected] Claudio Marlus Skora [email protected] <p>O relacionamento interpessoal amplia cada vez mais sua relação com clima organizacional. Os colaboradores enquanto indivíduos passam a maior parte do tempo de suas vidas no ambiente de trabalho. Isso gera a necessidade de um ambiente mais agradável, confortável e mais familiar. Partindo desta visão, busca-se observar como os estilos de relacionamento interpessoal podem gerar impactos no clima organizacional. Buscando desenvolver e contribuir com o tema, como objetivo geral considera-se analisar como os estilos de relacionamento interpessoal entre os colaboradores podem gerar impactos no clima organizacional. Para atingir esta proposta, os seguintes objetivos foram especificados: a) identificar os estilos de relacionamento interpessoal na organização por meio da Janela de Johari; b) analisar o clima organizacional; c) analisar se o clima organizacional é impactado por meio dos estilos de relacionamento interpessoal entre os colaboradores; d) avaliar a relação dos estilos de relacionamento interpessoal, clima organizacional e desempenho. A abordagem metodológica para o estudo de caso foi quantitativa, descritiva e exploratória. O embasamento consiste em referencial bibliográfico e documental, por meio da aplicação de questionários que abordam o relacionamento interpessoal e clima organizacional na organização de estudo. Através deste estudo, conclui-se que uma organização com relacionamento interpessoal mais desenvolvido, possui um clima organizacional mais favorável, criando um ambiente de trabalho onde as pessoas expressam melhores resultados com mais empatia e melhor qualidade de vida, tornando a organização mais segura, confiável e&nbsp; produtiva.</p> 2022-03-08T11:55:33+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6342 DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE CARGOS POR DINÂMICAS DE GRUPO 2022-03-08T12:00:12+00:00 Barbara Pizzamiglio [email protected] Camile Bispo Messias [email protected] Kelvin Christopher Costa [email protected] Stefany Slobada da Silva Starepravo [email protected] Claudio Marlus Skora [email protected] <p>O aperfeiçoamento de competências de cargos desperta cada vez mais o interesse de empresários, em razão de sua contribuição para o atingimento dos resultados estabelecidos para as organizações. Visando gerar contribuições para debates relacionados ao tema foi estabelecido como objetivo geral do estudo verificar o impacto de dinâmicas de grupo no desenvolvimento de competências dos colaboradores ocupantes do cargo de auxiliar administrativo no Grupo BRT.&nbsp; Para a realização do estudo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) contextualizar as competências do cargo de Auxiliar Administrativo; b) identificar quais as dinâmicas de grupo adequadas ao desenvolvimento das competências do cargo e c) aplicar as dinâmicas e analisar os resultados. Em relação aos procedimentos metodológicos adotados optou-se pela realização de uma pesquisa aplicada de caráter exploratório por meio de análises bibliográficas e documentais para identificar os principais problemas da empresa e também quais dinâmicas seriam mais adequadas para a aplicação e realização do estudo. Destacam-se nos resultados encontrados na pesquisa as deficiências nas competências de cargos, os resultados atingidos devido à má desenvoltura das competências e as possibilidades de evolução das competências a partir das dinâmicas aplicadas. Conclui-se que o desenvolvimento das competências dentro do cargo de auxiliar administrativo pode ser observado a partir das dinâmicas de grupo.</p> 2022-03-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6343 SISTEMA DE CONTROLE INTERNO EM SOCIEDADES DE PROPÓSITO ESPECÍFICO 2022-03-08T12:00:12+00:00 Rodrigo Cândido Rodrigues [email protected] Claudio Marlus Skora [email protected] <p class="Resumo" style="margin-bottom: 6.0pt;"><span style="font-weight: normal;">A implantação do Sistema de Controle Interno em Sociedades de Propósito Específico controladas pela administração indireta do Estado passou a ser fiscalizada recentemente pelos órgãos de controle externo. O controle interno da administração pública foi instituído no Brasil desde 1964, e passados vinte e quatro anos, a Constituição Federal de 1988 ampliou o alcance deste importante mecanismo, estabelecendo a obrigatoriedade de implantação do SCI nos Três Poderes, com abrangência na União, Estados e Municípios. Com o aumento das ocorrências dos escândalos e fraudes envolvendo instituições públicas e privadas, e, consequentemente, o desvio de recursos públicos, o papel da contabilidade, dos controles internos e das auditorias interna e independente são cada vez mais importantes. Os leilões para a obtenção das concessões de serviços públicos visam contemplar as propostas mais vantajosas para o interesse da sociedade, normalmente representadas pelos menores preços. Assim, uma SPE controlada pela administração indireta do Estado, além dos comuns itens formadores do preço, também deve considerar em seus planos de negócios os custos da implantação do SCI, o que poderá inviabilizar a sua competitividade em relação aos demais concorrentes da iniciativa privada.</span></p> 2022-03-08T11:58:38+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosnegocios/article/view/6344 A ANÁLISE DA DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE DA INOVAÇÃO NO PEQUENO VAREJO PARA CONSTRUÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA 2022-03-08T12:00:13+00:00 Geraldo Jose Ferraresi de Araujo [email protected] <p>Ante o agravamento das questões ambientais em escala internacional desde a primeira revolução industrial, com potenciais conseqüências de: derretimento das calotas polares, aumento do nível dos oceanos, aumento da incidência de doenças transmissíveis por mosquitos e outros vetores, alteração no regime pluvial, intensificação de fenômenos climáticos extremos e desertificação. As empresas, organizações centrais dentro do capitalismo tem um papel de destaque na resolução dos problemas supracitados. Soma-se a essa realidade a globalização dos mercados e ampliação da concorrência em escala internacional. Logo criar, ampliar e sustentar vantagem competitiva e ao mesmo tempo desenvolver praticas empresariais em consonância com a sustentabilidade tornou-se imperativo para as organizações empresariais contemporâneas. Sendo uma das ferramentas que contempla tanto vantagem competitiva quanto preservação ambiental é a inovação em sustentabilidade. Logo o presente artigo tem como objetivo geral discorrer acerca da importância da inovação em sustentabilidade a fim de edificar e consolidar vantagem competitiva nas pequenas organizações varejistas. Como problemática este artigo respondeu a seguinte pergunta: Como a inovação em sustentabilidade auxilia as pequenas organizações varejistas na criação e sustentação de vantagem competitiva? Tanto a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica que é feita a partir do levantamento de referenciais teóricos. Pode constatar que as empresas que possuem processos em consonância com o tripé da sustentabilidade conseguem criar e sustentar vantagem competitiva que pode ser ampliada para todos os integrantes de cadeia produtiva no qual esta inserida. Portanto em resposta a problemática do presente artigo padrões estratégicos, táticos e operacionais adequados a sustentabilidade podem diminuir custos a empresa e agregar valor a todos os seus stakeholders (colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, comunidade, sociedade e governo) permitindo, portanto, uso mais eficiente dos recursos, tornando as empresas mais competitivas em consonância aos inerentes desafios ambientais do século XXI.</p> 2022-03-08T11:59:37+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos da Escola de Negócios