ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MOTOR ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR.

  • DIEGO ZOTTI GUEDES Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • RICARDO TOLDO Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • GILSON BRUN Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor, Atividades Físicas, Escola pública, escola particular.

Resumo

O Desenvolvimento Motor é um processo que ocorre ao longo de toda a vida e é influenciado por diversos fatores, como genética, estímulos do ambiente, hábitos de práticas de atividades físicas, entre outros. A atividade física é de suma importância para o desenvolvimento completo de um individuo, por isso, deve-se criar o hábito de vida ativa já na infância, pois as probabilidades de uma criança fisicamente ativa se tornar um adulto ativo são muito maiores. Ao se falar de desenvolvimento motor e atividade física na infância é inevitável associar diretamente à escola, para o senso comum, o ensino em escolas particulares é superior ao de escolas públicas, inclusive nas aulas de educação física. Perante isso, surge o questionamento: existem diferenças no desenvolvimento motor entre alunos de escolas públicas e particulares? Esse estudo tem como objetivo principal verificar o índice de desenvolvimento motor em alunos com faixa etária entre 09 e 10 anos de uma escola pública e outra particular, ambas pertencentes ao município de Pinhais/ PR. Para isso, será aplicado um questionário contendo 07 perguntas relacionadas às práticas de atividades físicas, em seguida as crianças serão submetidas ao teste do protocolo de avaliação motora  Körperkoordinationstest für Kinde (KTK) que é composto por 4 tarefas, sendo elas: Tarefa número 01 – Trave de Equilíbrio, tarefa número 02 – Saltos Monopedais, tarefa número 03 – Saltos Laterais e tarefa número 04 – Transferência sobre Plataforma. Após a coleta de dados, serão avaliados os níveis de prática de atividade física e desenvolvimento motor em alunos da escola pública, os níveis de prática de atividade física e desenvolvimento motor em alunos da escola particular, e por fim, os dados obtidos nas duas escolas serão relacionados e comparados a ponto de verificar indicativos de possíveis diferenças no desenvolvimento motor entre as crianças das duas instituições.

Biografia do Autor

DIEGO ZOTTI GUEDES, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Acadêmico do 6° periodo de Educação Física - Licenciatura
RICARDO TOLDO, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Acadêmico do 6° periodo de Educação Física - Licenciatura
Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física