ANÁLISE DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS AULAS DE NATAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Alessandra de Fátima TOMITA
  • Paola Tatiana ANTONIASSI
  • Jussara MOREIRA
Palavras-chave: natação, professor, ensino fundamental i, educação física escolar

Resumo

Devido ao aumento de oferta e inserção da modalidade de natação como componente curricular nas aulas de educação física escolar, se fazem necessárias reflexões críticas sobre a atuação de profissionais da Educação Física com alunos do ensino fundamental I. Devendo assim, sempre repensar sobre a prática docente, e qual o melhor caminho a ser seguido com várias direções específicas sobre o ensino e a aprendizagem e entre professor e o aluno. O objetivo do presente estudo é analisar quais são as condições e meios de trabalho dos profissionais de Educação Física ministrando as suas aulas nas atividades desenvolvidas na escola, mais especificamente no trabalho voltado para crianças na modalidade de natação do ensino fundamental I. Contudo queremos discorrer sobre a relação professor aluno, e ressaltar características do processo de ensino aprendizagem. Será realizada uma pesquisa descritiva, com intuito de descrever o comportamento, onde iremos utilizar a pesquisa de estudo de caso, que irá nos fornecer informações detalhadas sobre a atuação dos profissionais. Portanto, os dados coletados serão os fatos ocorridos durante o processo de observação não participativa, no qual, o observador pode estar envolvido, porém não tem interação com o meio. Sendo assim, será realizada uma entrevista e a observação da atuação de dois profissionais da área de Educação Física, em uma escola com alunos do ensino fundamental I, nas mesmas turmas a partir de duas visitas semanais com duração de 45 minutos em duas semanas.
Publicado
2016-04-14

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