O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA FRENTE À SUBJETIVIDADE

  • Natalia Alves de LINS
  • Caetano Fischer RANZI
Palavras-chave: subjetividade, medo, inconsciente, analítica

Resumo

O presente artigo discorre sobre as experiências e a maneira como o aluno de psicologia se comporta frente aos primeiros conflitos que existem, em relação a sua subjetividade e aos aspectos do seu inconsciente, decorrentes das experiências que o curso proporciona. O objetivo do estudo é analisar como o aluno se comporta diante da sua subjetividade e o medo que ele possui perante os seus conteúdos inconscientes, que por meio de projeções, irradiam para o mundo a qual somos cercados. A metodologia empregada foi a utilização de referencias bibliográficas e questionário semi-estruturado. Carl Gustav Jung e a abordagem Analítica, foram o alicerce e o apoio utilizado durante todo o desenvolvimento do trabalho. Os conceitos de Jung serviram como base para a realização das perguntas  utilizados em entrevista, assim como, a visão de outros autores, para construção do desenvolvimento do artigo. O estabelecimento dos arquétipos, da sombra, do Si-mesmo, do inconsciente coletivo, e da individuação, foram comumente mencionados, visto que o aluno de psicologia reconhece, primeiramente a sua sombra, quando confrontado por meio do curso; é convidado a conhecer o Si-mesmo e atraído para um processo que estará em constante movimento, a individuação. Os dados obtidos durante os procedimentos, denotam que o sujeito que está cursando Psicologia, sente-se conturbado com as propostas que o curso lhe fornece, em razão deste ser, além de educativo, um instigador dos processos existentes dentro dos sujeitos que estão a aprender. Todavia, este mesmo curso, lhes proporciona vivacidade e renovação, por meio dos conflitos que passam a conviver consigo mesmos.
Publicado
2016-06-17

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