ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO COMO MECANISMO DE REDUÇÃO DE CUSTOS: O CASO DE UMA MONTADORA DE AUTOMÓVEIS

  • Amanda Fontes Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
  • Bruna Fernandes Oliveira
  • Diogo Amaral Damas
  • Tiago Medeiros Morais
  • Josué Alexandre Sander
Palavras-chave: Gamificação, Redução de Custo, Melhoria de Processo, Indústria Automobilística.

Resumo

A indústria automobilística é considerada um dos segmentos mais representativos do setor industrial, por gerar um elevado número de empregos e renda, além de ser o precursor de várias técnicas gerenciais e inovações tecnológicas. No entanto, as indústrias automobilísticas sofrem constantes pressões do mercado, como forma de diminuir o impacto, buscam maneiras de reduzir os custos, melhorar os processos através do engajamento dos funcionários. Para Santos (2014; p.5) a gamificação (uso de artifícios de games) vem sendo utilizada com objetivo de resolver problemas em vários segmentos, como por exemplo, na área organizacional. Dentro das empresas, os atributos dos jogos podem ser utilizados com o intuito de recompensar, incentivar determinados comportamentos, estimular a competitividade e tornar as tarefas repetitivas e tediosas mais agradáveis. A estratégia de jogos para a obtenção de resultados está em alta nas organizações, pois aumenta a motivação, o trabalho em equipe entre os colaboradores e eleva a vantagem competitiva da organização. Este estudo de caso descreveu e analisou como as estratégias de jogos contribuíram para a redução de custos, que resultou na melhoria de processos, e foi identificada quais as mecânicas que foram utilizadas na Alpha do Brasil Automóveis. Através desta análise detalhada foi constatado que a utilização das estratégicas de gamificação geraram um grande impacto na redução de custos em todos os departamentos. Consecutivamente melhorando e otimizando diversos processos da empresa.

Publicado
2016-10-17
Seção
Administração

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)