DANÇA EDUCAÇÃO UMA FORMA CRIATIVA DE VIVENCIAR O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Greicielly Andressa Meira Centro Universitario Unibrasil
  • Geicielly Larissa Meira Centro Universitário Unibrasil
  • Lydio Roberto Silva Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Dança-Educação, Criatividade, Desenvolvimento Integral, Educação Infantil.

Resumo

Esta pesquisa está voltada ao embasamento teórico e à reflexão do contexto da Dança-Educação e suas contribuições no desenvolvimento integral e criativo da criança da Educação Infantil. Vislumbrando a perspectiva de a expressão pela dança ser uma vivência criativa, uma forma de experienciar o corpo na educação infantil, percebe-se que esta atividade pode contribuir significativamente no desenvolvimento das habilidades corporais e cognitivas das crianças. Para tanto, o estudo está apoiado em autores que discorrem sobre os conceitos da dança, sua história, a investigação e diferenciação entre Dança, Dança-Educação, Dança-Criativa, bem como o conhecimento das bases legais da dança na Educação Infantil. Neste panorama, se constroem as reflexões que se iniciam a partir da observação das muitas possibilidades de trabalhar a dança no contexto infantil e da formação de um repertório de informações e vivências sobre as práticas dos professores que atuam juntos às crianças. Ainda, é evidenciado como a dança está disposta em alguns documentos que a referenciam como uma atividade essencial ao desenvolvimento expressivo das crianças da Educação Infantil. Por isto, diferente do viés puramente técnico e estético da formação de jovens bailarinos, a Dança-Educação apresenta-se com um eixo que pode e deve ser trabalhado na Educação Infantil, visto que, a dinâmica da interação criança-movimento é uma experiência significativa na infância, pois potencializa a expressão do corpo, da oralidade, da convivência sociocultural, do prazer lúdico, da cognição e das competências criativas, aspectos esses fundamentais para a construção de uma educação integral das crianças de zero a cinco anos de idade, que além de serem preparadas para reconhecer o mundo sob os códigos da palavra, podem encontrar na linguagem da arte do movimento, um caminho em que, como seres autônomos, possam experimentar e transformar a realidade circundante.

Biografia do Autor

Geicielly Larissa Meira, Centro Universitário Unibrasil
Lydio Roberto Silva, Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia