JOGOS COOPERATIVOS: EM BUSCA DA PAZ NAS ESCOLAS

  • Valdeir de Andrade MARTINS
Palavras-chave: jogos cooperativos, escola, violência

Resumo

Os Jogos Cooperativos têm por característica promover a cooperação e união entre determinados grupos sociais, visto que não contemplam apenas determinados sujeitos, os quais apresentam maior grau de habilidade motora ou destreza técnica. Ambientes escolares há muito tempo desempenha um papel bastante árduo o qual engloba vários aspectos, como valores culturais, sociais, humanos, profissionais e outros. Entretanto, a sociedade sempre está em evolução, à molecada de hoje já não tem os mesmos costumes em relação às antigas. Instituições educacionais, como é o caso das escolas, estão sempre inovando, buscando maneiras de lidar com situações difíceis entre alunos, na procura de um equilíbrio, visando um ambiente de educação com harmonia e paz. A intenção deste estudo é analisar a influência dos jogos cooperativos na prevenção e redução da violência, em suas diversas formas, entre escolares de diferentes séries. A metodologia da presente pesquisa caracteriza-se de acordo como uma revisão de caráter bibliográfico, baseada em artigos científicos. A escolha da metodologia deu-se em função da dificuldade de realizar uma intervenção a partir dos jogos cooperativos com crianças e pré-adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPES) da cidade de Curitiba-PR, ideia inicial para este estudo. Assim, a principal discussão aqui presente procura relacionar os dados de diferentes estudos e avaliar o grau de pertinência entre a realização de jogos e atividades de cunho cooperativo e sua influência na prevenção e na amenização dos casos de violência escolar. Dessa forma, subentende-se como função educacional, é primordial entre as escolas, manter o controle agressivo sobre os escolares, levando em conta, a necessidades de obter meios que viabilizem fomentar o desenvolvimento altruísta, amigável e solidário com forma de crescimento mútuo e de paz dentro das escolas.
Publicado
2016-04-15