Profissionalização e Regulamentação Dos Bacharéis Em Educação Física: Conhecimento de Acadêmicos e de Formados

  • Luiz Celso Bassani Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil.
  • Thiago Pimenta UniBrasil
Palavras-chave: profissionalização, regulamentação, ensino superior, educação física

Resumo

Durante quase duas décadas a formação de bacharel em Educação Física vem sendo discutida e debatida de forma crítica entre docentes acadêmicos, atuantes bacharéis e acadêmicos do curso. Atualmente, verifica-se um grande número de academias e espaços relacionados aos esportes e atividades físicas na cidade de Curitiba. Essa crescente vem em decorrência de recomendações médicas, rotinas interpessoais e influência da mídia em busca de corpos esculturais. Por esses fatores, há uma grande necessidade de mão de obra especializada, o que em muitos locais, não é essa realidade que encontramos. Nota-se que na maioria dos espaços pessoas leigas e/ou estudantes ainda em formação estão atuando como profissionais de Educação Física. De fato, é necessário que haja esse tipo de debate, mas precisamos discutir com embasamento teórico para que ocorra o crescimento e enriquecimento dessa discussão, saindo do campo das hipóteses e dando mais solidificação a respeito do processo de profissionalização. Para tanto, será necessário uma entrevista semi-estruturada com os profissionais e os formandos, obtendo respostas para que saibamos qual é o conhecimento dos formados sobre as leis que os regulamentam e o que se tem ensinado para os acadêmicos sobre o sistema CONFEF/CREF nas instituições de ensino superior da cidade de Curitiba – PR.

Este trabalho ainda não apresenta resultados e conclusões, pois se trata de uma intenção de pesquisa para conclusão de curso.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física