Motivos que levam ao abandono da prática do futsal na adolescência

  • André Felipe Lang Centro Autonomo - Unibrasil
  • Rafael Souza Ramos
  • Barbará Tagata Centro Autonomo - Unibrasil
Palavras-chave: Futsal, abandono, adolescentes, motivos

Resumo

O futsal é um esporte que vem se difundindo no Brasil desde a década de 1980. A partir de então, o ensino da modalidade se transformou em negócio com uma grande procura por parte de crianças e adolescentes que desejam realizar o sonho de ser jogador profissional e construir uma carreira no esporte.

Atualmente, essa modalidade esportiva é uma das mais praticadas em clubes e escolas brasileiras, pois é uma atividade de fácil acesso para todas as classes sociais, porém, segundo Hallal e Nascimento (2004) identifica-se também um aumento no abandono de jovens e adolescentes em práticas físicas regulares devido à prejuízos nos estudos, falta de apoio técnico e fatores psicológicos.

Diante disso, o objetivo do estudo é identificar e analisar os principais motivos que levam o adolescente a abandonar a prática do futsal entre 13 à 17 anos, na cidade de Curitiba em cinco clubes/escolas de futsal e relacionar essa decisão com a influência do treinador na prática esportiva. Este estudo é de natureza qualitativa, com um caráter descritivo, baseado na aplicação do questionário – QRAPDE (Questionário de Razões para o Abandono da Prática Desportiva) proposto por Matos e Cruz (1997). O estudo será realizado através da entrega do questionário para 100 jovens do sexo masculino que abandonaram a prática do futsal na sua adolescência. O questionário apresenta ao todo 36 itens, formando um conjunto de sete fatores motivacionais os quais são divididos em: divertimento, clima e ambiente; tempo; capacidades individuais do atleta; orientação desportiva; treinador; condicionantes familiares e sociais; indicadores de treino e competição. A pesquisa encontra-se em andamento e portanto o seus resultados e conclusões não estão disponíveis para o fim do estudo.

 

Palavras-chave: Futsal; abandono; adolescentes; motivos.
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física