A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE ESCOLINHAS DE FUTEBOL,NO COMPORTAMENTO DOS PAIS DURANTE A PRATICA DOS FILHOS.

  • vandeilton castro novais unibrasil
  • Mozart Rodrigues Duarte unibrasil
  • Mauricio Dellatre Dellatre unibrasil
Palavras-chave: professores, pais, crianças, futebol,

Resumo

Atualmente observa-se um crescente de crianças nas escolinhas de futebol, consequentemente seus pais se faz presente nos locais de treino (escolinhas), e com isso professores podem ter dificuldades para desenvolver a aula com possíveis atitudes verbais não favoráveis dos pais no ambiente. Alguns pais e escolinhas de futebol podem ter objetivos distintos em relação a pratica da criança, por um lado a saúde, participação e lazer, por outro lado, fins lucrativos, sucesso pessoal, objetivos esses que pode dificultar tanto o desenvolvimento da criança quanto o desempenho dos profissionais envolvidos. Os professores que atuam nas escolinhas têm uma maior responsabilidade no desenvolvimento motor, cognitivo e psicológico da criança, e muitas vezes pela atitude dos pais dificulta esse importante papel. Em alguns casos a criança não tem a vontade de participar das atividades desenvolvidas, quando forçadas pelos pais isso pode gerar um desconforto psicológico para a mesma. O presente estudo tem como objetivo coletar informações de professores de algumas escolinhas de futebol de Curitiba e região metropolitana, a respeito da perspectiva dos mesmos em relação ao comportamento dos pais presente nas escolinhas de futebol durante a pratica de seus filhos. O método de pesquisa será por meio de uma entrevista semiestruturada aplicado aos professores de escolinhas de futebol. O estudo encontra-se em andamento, não possibilitando no momento obter resultados. Esse estudo tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento das aulas de futebol em escolinhas.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física