Experiência docente de jornalistas na disciplina de Relações Humanas do CEP Scarpa
Resumo
Resumo
O presente trabalho visa descrever as experiências de três profissionais jornalistas na área da docência, na condução da disciplina de Relações Humanas (Oficina de Comunicação Impressa e Audiovisual) no curso de Auxiliar de Administração do Centro de Educação Profissional Comendador Umberto Scarpa (CEP Scarpa), em Pinhais. O curso, oferecido gratuitamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visa proporcionar conhecimentos diferenciados aos estudantes, que foquem no desenvolvimento humano, relações interpessoais, sociais e psicossóciopedagógicas. A instituição atende adolescentes e jovens em vulnerabilidade social do município de Pinhais e região, com idade entre 14 e 22 anos. Nas oficinas, são apresentadas contextualizações que embasem as práticas de comunicação e educação em um ambiente escolar. Além disso, o trabalho esmiúça como são as práticas de docência na oficina de comunicação impressa, que engloba a produção do jornal Aprendiz da Notícia, atualização de blog e produção de conteúdo para redes sociais. Os alunos aprendem noções básicas do formato de texto jornalístico, bem como habilidades para realizar entrevistas, construção de perguntas e questionamentos necessários para a produção de texto. Eles ajudam também na seleção de pautas. No contexto audiovisual, os estudantes produzem vídeos e estudam técnicas de comunicação via rádio. Na parte audiovisual, os estudantes elaboram matérias de rádio, vídeo, roteiro e pauta de reportagem. Divididos em equipes de duas ou três pessoas, os estudantes, com orientação do professor, produzem uma reportagem de rádio dentro dos padrões do jornalismo de rádio. Na atividade os alunos selecionam a sugestão de pauta. Ao final do semestre, os trabalhos são apresentados na Vernissage, ocasião em que os alunos e alunas apresentam uns aos outros, e a comunidade escolar, o que desenvolveram ao longo do semestre. Como resultados, é possível observar, com a realização das oficinas, um desenvolvimento dos alunos em outras áreas do conhecimento, bem como resiliência, superação da timidez própria da idade e da capacidade de lidar, de forma positiva, com situações adversas. Além disso, a oficina desenvolve nos alunos a comunicação oral e escrita, desenvoltura em apresentação de trabalhos em grupo, entre outras habilidades. A produção de texto os ajuda no trato com a norma culta da língua portuguesa. Além disso, é uma oportunidade para que eles conheçam rotinas da área da comunicação e, possivelmente, desenvolvam interesse por isso como futura profissão.