A EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

  • SIMONE BATISTA LEITE Centro Universitario Unibrasil
Palavras-chave: Evasão escolar, Jovem Aprendiz, Mundo do Trabalho

Resumo

A evasão escolar no Brasil é um problema que cresce principalmente entre os jovens de idade de 14 a 24 anos e uma das razões é a dificuldade em conciliar o estudo com o trabalho. A evasão escolar atualmente é um problema no (CEP) Centro de Educação Profissional Comendador Umberto Scarpa em Pinhais do Programa Jovem Aprendiz, Lei 10.097/2000. Esse programa tem a ação de capacitar jovens de baixa renda e incluí-los ao mercado de trabalho. Isso, pois a evasão escolar é um problema social e, portanto, deve se pensar em políticas públicas necessárias para o seu combate. Desse modo, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de verificar as causas da evasão dos alunos no Centro profissionalizante Comendador Weiss Scarpa localizado em Pinhais, assim como observar e propor encaminhamentos as principais causas do abandono dos alunos.Diante da evasão dos alunos surge a problemática da pesquisa: Quais os motivos que levam os alunos a abandonarem o curso Auxiliar Administrativo do Programa Jovem Aprendiz nesse Centro de Educação Profissional? Para isso, buscou-se conhecer e analisar o Programa Jovem Aprendiz, dentro da instituição e a partir dos dados entender e as razões que levam a evasão, propor sugestões a fim de tentar diminuir a evasão escolar no CEP. O trabalho foi realizado, a partir de uma pesquisa bibliográfica e análise de documentos legais como: Constituição Brasileira, LDB nº 9.394/96, Ministério Publico e no que se refere as leis trabalhistas. Nessa perspectiva, será realizado um estudo de caso, com levantamentos de dados documentais e históricos, além de observações e entrevistas no Centro profissionalizante Comendador Weiss Scarpa. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas presencial com roteiro semi- estruturado. O público alvo será os ex-alunos que evadiram do curso, visto que podem contribuir no esclarecimento do real motivo da sua desistência. Como resultados parciais apontam-se características da Evasão escolar no Brasil, e os principais fatores que tem impulsionado a evasão, como por exemplo, a entrada do aluno no mundo do trabalho. A partir da análise desses dados e das entrevistas verificar a forma de atuação do Programa e o seu impacto na vida desses alunos.
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia