A PSICOMOTRICIDADE COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM

  • Nathana Sgoda
  • Marielly Mauri

Resumo

O presente estudo tem como principal objetivo apresentar o potencial da Psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem por intermédio dos jogos psicomotores. A pesquisa partiu do pressuposto de que a psicomotricidade está diretamente relacionada com a mente e movimento corporal, sendo assim, o trabalho psicomotor é o fundamental para o processo de desenvolvimento integral do corpo, porque entende o indivíduo pelo movimento expresso e o desenvolvimento só se concretizará de forma efetiva, se corpo e mente trabalharem juntos de forma harmônica. Na realização desta pesquisa bibliográfica e de campo foram utilizadas referências na área da Educação e da Psicomotricidade e questionários aplicados aos profissionais da área de educação em uma escola da rede particular de ensino. A ênfase foi investigar a relevância e a contribuição da psicomotricidade na formação das crianças entre 6 a 8 anos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa irá mostrar também a importância de se obter um profissional da área da psicomotricidade dentro das escolas, para que haja um preparo e assim contribuir para que mesmo com suas dificuldades psicomotoras, respeitando suas limitações o educando seja capaz de aprender. Sendo assim o seguinte trabalho está estruturado em duas sessões: a primeira é composta por um breve histórico da Psicomotricidade, os jogos psicomotores na aprendizagem do Ensino Fundamental I, os tipos de jogos e suas teorias e dimensões, a segunda é responsável por apresentar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Nathana Sgoda
Marielly Mauri
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia