O Design na construção identitária do Paraná

  • Nayanne Cristhine PINTO Centro Universitário UNIBRASIL
  • Ivan alexander MIZANZUK Centro Universitário UNIBRASIL
Palavras-chave: Paranismo, Identidade Cultural, Semiótica.

Resumo

O presente artigo promove o estudo do design empregado na criação dos signos e símbolos voltados a cultura local paranaense. Criados no início do século XX por artistas como Lange de Morretes, Zaco Paraná e João Turin. Esse período foi importante para a construção identitária do Estado e se popularizou como movimento sendo reconhecido como Paranismo. Dessa forma, pretende-se catalogar características desse movimento, e refletir sobre signos, símbolos e estudos realizados para o seu desenvolvimento. Baseando-se em referencias de autores como Geraldo Leão V. de Camargo, Luciana E. B. Bueno e Luis Afonso Salturi, e utilizando-se dos conceitos de semiótica criados por Charles W. Morris, serão analisadas propriedades visuais morfológicas e elementos primitivos da linguagem visual gráfica, e a relação entre objetos, pessoas e símbolos, fazendo com que se torne mais compreensível a escolha dos elementos utilizados nas criações e quais as mensagens transmitidas através destas obras e suas associações ao conteúdo histórico paranaense abordado pelo movimento Paranista.

Biografia do Autor

Nayanne Cristhine PINTO, Centro Universitário UNIBRASIL
Escola de Comunicação, Arquitetura e Design - Curso de Design
Ivan alexander MIZANZUK, Centro Universitário UNIBRASIL
Escola de Comunicação, Arquitetura e Design - Curso de Design
Publicado
2016-11-07