MUDANÇA AMBIENTAL E RESPOSTA ESTRATÉGICA EM UMA RÁDIOTÁXI

  • Fábio Vinícius Vitorino FERREIRA
  • Mahara Hanna da Silva MALTACA
  • Patrícia MONCALVO
  • Thatiane Ribas CARVALHO
Palavras-chave: Estratégia, Analise do ambiente, Fatores tecnológicos, VBR

Resumo

As mudanças no ambiente interno e externo nas organizações por conta dos constantes avanços tecnológicos vêm se tornando um interessante objeto de estudo a fim de saber qual a estratégia melhor se ajusta com as mudanças no ambiente competitivo. Com isso será realizada uma análise das mudanças ocorridas no ambiente interno e externo da Associação Rádio Táxi Faixa Vermelha no início do ano 2000 até o ano de 2015, a qual está situada na cidade de Curitiba-PR, e atua no mercado de transporte de passageiros pelo serviço de táxi há 40 anos. Para atingir a proposta serão analisados os seguintes objetivos específicos: a) estudar a legislação e estatuto que regem as associações de rádio táxi de Curitiba-PR; b) analisar as mudanças do ambiente externo; c) analisar as mudanças do ambiente interno; d) analisar as mudanças do ambiente competitivo; e, por fim, analisar as respostas da associação em relação às mudanças do ambiente. A metodologia utilizada será de natureza aplicada, com objetivo exploratório, e abordagem qualitativa. Os dados coletados serão por amostra, e obtidos por entrevista com o presidente da associação e pesquisa bibliográfica e documental, em seguida será feito o tratamento dos dados coletados e realizado um estudo de caso. Através da pesquisa poderão ser observadas as reações de causas e efeitos das mudanças ambientais. E se as ações tomadas pela organização foram suficientes para ela se readequar às novidades tecnológicas apresentadas no ambiente competitivo no período estudado, possibilitando analisar quais as estratégias utilizadas e se foram as mais adequadas.
Publicado
2016-04-12