METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

  • Stela Maris Muzzillo EVERS
  • Marieli DETTOMIN
  • Ingrid GOES
  • Luana dos Santos LEONOR
  • Leila ROCHA
  • Patricia BIANCARDI
  • Claudia OTA
Palavras-chave: metodologia ativa, fisioterapia, inovação, saúde

Resumo

Há um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na educação de profissionais de saúde frente à inadequação do aparelho formador em responder às demandas sociais. O ato de aprender deve ser, um processo reconstrutivo, que permita o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos e objetos, desencadeando ressignificações/reconstruções e contribuindo para a sua utilização em diferentes situações. O processo ensino-aprendizagem é complexo, apresenta um caráter dinâmico e não acontece de forma linear como uma somatória de conteúdos acrescidos aos anteriormente estabelecidos. Exige ações direcionadas para que o discente aprofunde e amplie os significados elaborados mediante sua participação, enquanto requer do docente o exercício permanente do trabalho reflexivo, da disponibilidade para o acompanhamento, da pesquisa e do cuidado, que pressupõe a emergência de situações imprevistas e desconhecidas. O ato de ensinar-aprender deve ser um conjunto de atividades articuladas, nas quais esses diferentes atores compartilham, cada vez mais, parcelas de responsabilidade e comprometimento. A aplicação de métodos inovadores despertam nos acadêmicos interesse pelo ensino, no entanto estes métodos requer que o docente se disponibilize e tenha seus conteúdos organizados entre si como uma teia para que não se perca a oportunidade de explorar o conteúdo abordado.
Publicado
2016-05-03

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