O JOGO COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA

  • Vitor Alexandre Moretto dos SANTOS Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • Flávia Diniz ROLDÃO UNIBRASIL/DOCENTE
  • Pamela Jeane RIBEIRO VAZ UNIBRASIL/DISCENTE
Palavras-chave: Psicologia sócio-histórica, Jogo, Interação social, Habilidades interpessoais.

Resumo

Este artigo aborda a utilização do jogo como instrumento de potencialização da interação entre graduandos de psicologia. Reúne conceitos sobre o jogo e suas funções, as habilidades interpessoais do psicólogo e conceitos da teoria sócio-histórica de Vygotsky (como os processos mentais superiores, a mediação, a linguagem e a zona de desenvolvimento proximal) para fundamentar o aprimoramento da socialização, com intuito de estimular capacidades interpessoais essenciais para a prática profissional do psicólogo. Além do levantamento teórico, desenvolveu-se um instrumento e aplicou-se em uma turma de alunos do curso de psicologia, cuja experiência é relatada e relacionada com os fundamentos teóricos do artigo, numa análise interpretativa da eficácia do jogo para melhorar as interações sociais. Notou-se o papel fundamental da mediação nesse processo, e também, observou-se a possibilidade da aplicação do jogo para outros públicos, de modo a estimular a socialização e o desenvolvimento das habilidades interpessoais.

Biografia do Autor

Vitor Alexandre Moretto dos SANTOS, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Escola de Saúde - Curso de Psicologia
Flávia Diniz ROLDÃO, UNIBRASIL/DOCENTE
Orientadora da pesquisa
Pamela Jeane RIBEIRO VAZ, UNIBRASIL/DISCENTE
CO AUTORA/ ESCOLA DA SAUDE/CURSO PSICOLOGIA
Publicado
2018-03-19

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