PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO EM CURITIBA/PR

  • Thays Moraes Araujo Unibrasil Centro Universitário
  • Jennyfer Sales Araújo Centro universitário Autônomo do Brasil-Unibrasil
  • Edilcéia Domingues Ravazzani Mestrado em Ensino nas ciências da saúde pelo Faculdades Pequeno Principe, Brasil(2017) Professor colaborador I do Centro Universitário Autônomo do Brasil , Brasil
Palavras-chave: criança institucionalizada, estado nutricional, avaliação nutricional e ONG

Resumo

Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, nos dias atuais há cerca de 20 mil crianças e adolescentes institucionalizados em todo Brasil e o modo de vivência de crianças em uma instituição de acolhimento interfere no perfil nutricional, a avaliação do estado nutricional, desta forma, é de extrema importância, pois verifica-se que muitas crianças desenvolvem problemas durante a adolescência relacionados com o peso o que pode levar a distúrbios nutricionais. Com o objetivo de avaliar o perfil nutricional de crianças em situação de acolhimento de uma instituição de Curitiba-PR, realizou-se um estudo observacional, transversal e quantitativo com 14 crianças de ambos os sexos, com idade entre 2 a 10 anos. Foram realizadas medidas antropométricas de peso e altura de todos os participantes a partir das medidas aferidas foi possível, por meio do indicador Índice de massa corporal/Idade, classificar o estado nutricional segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Das 14 crianças avaliadas 14% foram classificadas com Baixo Peso e 36% apresentaram Sobrepeso e Obesidade, sendo que meninos apresentaram maior prevalência de sobrepeso e obesidade quando comparadas com as meninas. Pode-se concluir que a situação nutricional da população avaliada se encontra inadequada, uma vez que metade da amostra avaliada apresenta perfil nutricional fora dos parâmetros considerados adequados para a idade.   A caracterização do estado nutricional das crianças possibilita direcionar de maneira mais eficaz a elaboração de estratégias de promoção e prevenção à saúde, como a adequação da alimentação oferecida e o direcionamento de atividades de educação nutricional, visando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Biografia do Autor

Edilcéia Domingues Ravazzani, Mestrado em Ensino nas ciências da saúde pelo Faculdades Pequeno Principe, Brasil(2017) Professor colaborador I do Centro Universitário Autônomo do Brasil , Brasil
Possui graduação em nutrição pela Universidade Federal do paraná (1988), com especialização em Nutrição Clinica pela UFPR. Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde pela FPP. Atualmente é professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil e Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade. Foi por seis anos nutricionista conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas - 8a. região. Tem como experiência a área de nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, perfil nutricional, segurança alimentar e nutricional, avaliação nutricional, educação nutricional, qualidade em saúde e acreditação hospitalar.
Publicado
2018-02-27