EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE FLEBITE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

  • Joelson rosa GODOI centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
  • Cristiano CAVEIÃO Instituição/Afiliação: Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor do Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Cristiane BREY Instituição/Afiliação: Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Ana Paula HEY Instituição/Afiliação: Enfermeira, Mestre em Cirurgia, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Jefferson Carlos Witte JUNIOR centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
  • Vicente Scheynnee FERREIRA centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
Palavras-chave: flebite, cateterismo periférico, cuidados de enfermagem, enfermagem.

Resumo

A Flebite é caracterizada por uma inflamação aguda e tem como sinais logísticos a presença de edemas, eritemas, rubor, calor e cordão palpável ao longo do trajeto do cateter. Ela pode ser classificada como: mecânica, química ou infecciosa. A maioria das infecções de corrente sanguínea relacionada a cateter (ICSRC) é ocasionada por microrganismos da microbiota cutânea, pela contaminação do local de inserção do cateter, por infusão de soluções intravenosas contaminadas, pelas conexões do dispositivo, por via hematogênica e também pelas mãos dos profissionais de saúde. A educação em serviço justifica-se pela necessidade de atualizar a equipe de enfermagem sobre o manuseio correto do cateter venoso periférico, mantendo a vigilância a todo momento com intuito de diminuir as infecções, e instruir sobre técnicas realizadas com o intuito de diminuir os riscos de flebite devido ao aumento do número de infecções de cateteres neste setor por manuseio incorreto. O objetivo é realizar uma capacitação para uma equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital de Curitiba sobre cuidados e manuseio adequado do cateter venoso periférico e os principais riscos de flebite. Foi utilizado o método 6W-3H para a organização da atividade. Para a capacitação organizou-se grupos de técnicos de enfermagem para palestra. Aplicou-se um pré-teste, contendo 8 questões sobre o tema e após a palestra foi realizado um pós teste para verificar se os mesmos conseguiram compreender o tema abordado e avaliar o aumento do conhecimento. Realizou-se educação permanente com palestras sobre o tema, pois, por várias vezes não eram realizadas o manuseio correto dos cateteres aumentando o risco de infecções e de flebite.  A palestra foi realizada pelo acadêmico de enfermagem com  apresentação em slides no Power point, sobre o que é flebite, classificação, fatores de risco, manuseio correto dos cateteres, prejuízos ao paciente e impacto econômico, houve bastante interação dos técnicos sobre o tema elencando duvidas e sugestões. Foram convidados para a atividade 14 técnicos de enfermagem e compareceram 12. No pré-teste apresentou-se 58,3% (7) acertaram todas as questões, 25% (3) erraram a mesma questão, 16,7% (2) erraram questões distintas, no pós teste houve 100% de acerto. Diante disso observou-se que os participantes ampliaram o seu conhecimento sobre o tema. Durante a atividade os mesmos relataram alguns descuidos durante a manipulação dos cateteres, devido a quantidade de tarefa. Ainda enfatizaram que ações como estas de educação em serviços devem ser realizadas com maior frequência e se estender a todos os profissionais de saúde que tem contato direto com o paciente.

Biografia do Autor

Joelson rosa GODOI, centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem do 8º período
Cristiano CAVEIÃO, Instituição/Afiliação: Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor do Centro Universitário Autônomo do Brasil

Instituição/Afiliação: Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Cristiane BREY, Instituição/Afiliação: Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Instituição/Afiliação: Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Ana Paula HEY, Instituição/Afiliação: Enfermeira, Mestre em Cirurgia, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Instituição/Afiliação: Enfermeira, Mestre em Cirurgia, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Jefferson Carlos Witte JUNIOR, centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
Vicente Scheynnee FERREIRA, centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
centro universitário autônomo do Brasil/acadêmico de enfermagem
Publicado
2018-02-23